Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000

Especialidades
Serviços

Sérgio Luiz Zimmermann

CREMESC 3626 - RQE 1360
Situação: Médico Atuante

Especialidade(s)

• Cardiologia

Sobre / Experiência Profissional

Cardiologista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1983. É professor na Universidade Regional de Blumenau, coordenador do setor de Arritmias do Instituto de Cardiologia de Blumenau e chefe do setor de Cardiologia do Hospital Santa Isabel em Blumenau. Residência em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Residência em Clinica Médica na rede de Hospitais do INAMPS - SP. Arritmologista Clínico pelo DAEC e pela SOBRAC. Fellow da American Heart Association, e Fellow da European Heart Association. 

  • Especialidade: Cardiologia - RQE= 1360.
  • Subespecialidade: Arritmia Clínica, com Títulos proferidos pela Sociedade Brasileira de Arritmias Clínicas, e pelo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Cardíacas.
  • Instituto de Cardiologia, CARDIO BLU, Brasil.

2000 - Atual - Médico e Coordenador do Setor de Arritmias.

  • Prefeitura Municipal de Blumenau, PM/Blumenau, Brasil.

 Cardiologista.

Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

1993 - Atual

Professor Substituto.
1992 - 1994

Professor de Clínica Médica - Professor Colaborador.

Hospital Santa Isabel, SANTA ISABEL, Brasil.

2000 - Atual

Chefe do Setor de Cardiologia.

1987 - 1991

Plantonista e Chefe do Setor de Cardiologia.

  • Mais informações no Currículo Lattes - CLIQUE AQUI!

 

Dados de Contato


CARDIOBLU


Rua Marechal Floriano Peixoto, 245, Sala 58
Centro - Blumenau, SC - Brasil - CEP 89010-500 
Telefone: (47) 32223667
Fax: (47) 3222-3667



2013

  • Doutorado em andamento em Cardiologia (Conceito CAPES 5). 

Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: PERFIL DA DOENÇA ISQUÊMICA DO CORAÇÃO EM IMIGRANTES ALEMÃES E SEUS DESCENDENTES NA REGIÃO DE BLUMENAU: UMA COMPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO INICIAL DA DOENÇA ENTRE AS DUAS GERAÇÕES, 
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Machado César. 

1985 - 1987

  • Especialização - Residência médica. 

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Residência médica em Cardiologia

Monografia: Ponte Miocárdica.


Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial

Residência médica em Clinica Médica

1985 - 1987

  • Especialização em Cardiologia. 

Conselho Federal de Cardiologia. 
Título: Ponte Miocárdica. 

1977 - 1983

  • Graduação em Medicina. 

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Prêmios e títulos

2006

Título de Proficiência em Arritmia Clínica, Sociedade Brasileira de Arritmias.

2003

Título de Proficiência em Arritmia Clínica, Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

1997

  • Trabalho premiado em 2º lugar - Taquicardia por reentrada intranodal e taquicardia reciprocante atrio ventricular induzidas através de cardioestimulação transesofágica., IX Congresso Sul-Brasileiro de Cardiologia e IV Congresso Catarinense de Cardiologia.

1996

  • Título de Especialista em Cardiologia, Associação Médica Brasileira - Sociedade Brasileira de Cardiologia.

1994

  • Aprovado no Concurso de Médico Cardiologista - 1º lugar, Prefeitura Municipal de Blumenau SC.

1992

  • Título de Especialista em Cardiologia, Conselho Federal de Medicina - Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina.

1988

  • Melhor trabalho de Cardiologia Jovem - Estudo Eletrofisiológico Trans-esofágico na Avaliação dos Pacientes C/PR Curto. (co-autor), SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
  • Mais informações no Currículo Lattes - CLIQUE AQUI!

2011 - Atual

Estudo PEGASUS

Descrição: D5132C00001 UM ESTUDO RANDOMIZADO, DUPLO CEGO, PLACEBO-CONTROLADO, DE GRUPOS PARALELOS, MULTINACIONAL, PARA AVALIAR A PREVENÇÃO DE EVENTOS TROMBÓTICOS COM TICAGRELOR COMPARADO AO PLACEBO EM TERAPIA DE BASE COM ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS), EM SUJEITOS DE PESQUISA COM HISTÓRICO DE INFARTO DO MIOCÁRDIO - PEGASUS. 

2011 - Atual

Estudo Epicor

Descrição: Epicor - Acompanhamento de longo prazo dos padrões de tratamento antitrombótico em sujeitos de pesquisa com Síndrome Coronariana Aguda - NIS-CEU-DUM-2009/1.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2010 - 2010

Estudo PALLAS/EFC11405

Descrição: Um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, de grupos paralelos a fim de avaliar o benefício clínico da Dronedarona 400mg duas vezes ao dia em relação à terapia padrão em pacientes com fibrilação atrial permanente e fatores de risco adicionais.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

2010 - Atual

Estudo SIGNIFY

Descrição: Efeitos da ivabradina em pacientes com doença arterial coronariana estável sem insuficiência cardíaca clínica. Estudo multicêntrico internacional, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo ou Estudo que avalia os benefícios do inibidor If ivabradina sobre a morbidez e a mortalidade em pacientes com doença coronariana (SIGNIFY). 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2010 - Atual

Estudo ACCEPT - Registros Brasileiros Cardiovasculares

Descrição: Registro da Prática Clínica na Síndrome Coronária Aguda. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2010 - Atual

ESTUDO REACT - Registro do Paciente de Alto Risco Cardiovascular na Prática Clínica

Descrição: Registro do Paciente de Alto Risco Cardiovascular na Prática Clínica. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2009 - Atual

Estudo ENGAGE AF TIMI 48

Descrição: A Phase III, randomized, double-blind, double-dummy, parallel group, multi-center, multi-national study for evaluation of efficacy and safety of DU-176b versus warfarin in subjects with atrial fibrillation Effective anticoagulation with factor xA next Generation in Atrial Fibrillation. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2008 - Atual

Estudo Trilogy

Descrição: Comparação de prasugrel e clopidogrel na síndrome coronariana aguda (SCA) de indivíduos com angina instável/infarto do miocárdio sem supradesnivelamento de ST (AI/IAMSSST) tratados clinicamente - Estudo TRILOGY ACS. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2007 - 2010

Estudo Rocket-AF

Descrição: Estudo Prospectivo, Randomizado, Duplo-Cego, Double-Dummy, Grupo Paralelo, Multicêntrico, Conduzido por Eventos de Não-Inferioridade Comparando a Eficácia e Segurança do Rivaroxaban (BAY 59-7939) Oral Uma Vez ao Dia com Dose Oral Ajustada de Warfarina para a Prevenção de Acidente Vascular Cerebral e Embolia Sistêmica Não Relacionada ao Sistema Nervoso Central em Pacientes com Fibrilação Atrial Não Valvular. Patrocinador Bayer Healthcare AG. representante legal no Brasil PAREXEL International Pesquisas Clínicas Ltda.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

2007 - 2010

Estudo SHIFT

Descrição: Efeitos da ivabradina em eventos cardiovasculares, em pacientes com insuficiência cardíaca crônica de moderada a grave, e disfunção sistólica ventricular esquerda. Um estudo internacional randomizado, multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo, com duração de três anos. Protocolo do Estudo CL3-16257-063, Fase III, Versão Final de 18/04/2006. Patrocinador: Institut de Recherches Internationales Servier (I.R.I.S.).. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

2007 - 2010

Estudo AVERROES

Descrição: Apixaban versus Ácido Acetilsalicílico (AAS) para a Prevenção de Acidente Vascular Cerebral em Pacientes com Fibrilação Atrial que Não Tiveram Sucesso ou que São Considerados Inadequados ao Tratamento com Antagonista da Vitamina K: um Estudo Randomizado e Duplo-Cego.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

2007 - 2009

Estudo RE-LY

Descrição: Estudo randomizado para avaliação de terapia anticoagulante prolongada comparando a eficácia e a segurança de duas doses de dabigatran em esquema cego com Varfarina em esquema aberto na prevenção de AVC e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial não-valvar: estudo prospectivo, multicêntrico, com grupos paralelos, de não-inferioridade (Estudo RE-LY). Protocolo Nº BI 1160.26 - Versão: Final de 12 de Setembro de 2005. Patrocinador Boehringer Ingelherim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

2007 - Atual

Estudo ARISTOTLE

Descrição: Um estudo Fase 3, Controlado (Varfarina), Randomizado, Duplo-Cego, com Braços Paralelos, para avaliar a eficácia e segurança do Apixaban na Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e Embolia Sistêmica em Indivíduos com Fibrilação Atrial Não-Valvular. Protocolo Nº CV185-030. Patrocinador: Bristol-Myers Squibb Farmacêutica Ltda.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2003 - 2009

Estudo ACTIVE

Descrição: Estudo do Clopidogrel e Irbesartana na fibrilação atrial para a prevenção de eventos vasculares (ACTIVE Avaliação randômica, paralela, controlada, do clopidogrel associado ao ácido acetil salicílico, com avaliação fatorial da irbesartana para a prevenção de eventos vasculares em pacientes com fibrilação atrial). Protocolo EFC 4912, versão final 15/11/2002. Área temática especial - novos fármacos, medicamentos (nova medicação). Pesquisa com cooperação estrangeira.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

1996 - 1997

Projeto Inos DR - Brasil

Descrição: Marcapasso DDDR com sensor baseado no sistema nervoso autônomo. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Artigos completos publicados em periódicos:

  • ZIMMERMANN, S. L. . Irbesartan in Patients with Atrial Fibrillation. The New England Journal of Medicine, v. 364, p. 928-938, 2011. 
  • Patel, Manesh R. ; Mahaffey, Kenneth W. ; Garg, Jyotsna ; Pan, Guohua ; Singer, Daniel E. ; Hacke, Werner ; Breithardt, Günter ; Halperin, Jonathan L. ; Hankey, Graeme J. ; Piccini, Jonathan P. ; Becker, Richard C. ; Nessel, Christopher C. ; Paolini, John F. ; Berkowitz, Scott D. ; Fox, Keith A.A. ; Califf, Robert M. ; 
  • ZIMMERMANN, S. L. . Rivaroxaban versus Warfarin in Nonvalvular Atrial Fibrillation. The New England Journal of Medicine, v. 365, p. 883-891, 2011.
  • ZIMMERMANN, S. L. ; Starke, S. ; Correia Filho, H. ; Moretti, M.A. ; Chagas, A.C.P. ; Timerman, S. . Increase of prevalence of acute myocardium infarction and sudden death due to the environmental tragedy that occurred in south of Brazil: Lessons from Blumenau. Resuscitation (London, Print), v. 81, p. S71-S71, 2010.
  • Swedberg, Karl ; Komajda, Michel ; Böhm, Michael ; Borer, Jeffrey S ; Ford, Ian ; Dubost-Brama, Ariane ; Lerebours, Guy ; Tavazzi, Luigi ; ZIMMERMANN, S. L. . Ivabradine and outcomes in chronic heart failure (SHIFT): a randomised placebo-controlled study. Lancet (British edition), v. 376, p. 875-885, 2010.
  • ZIMMERMANN, S. L. ; Starke, S. ; Correia Filho, H. ; Moretti, M.A. ; Chagas, A.C.P. ; Timerman, S. . Increase of Prevalence of Acute Myocardium Infarction and Sudden Death Due to the Environmental Tragedy in South of Brazil. Circulation (New York, N.Y.), v. 122, p. A191-A191, 2010.
  • Mais informações no Currículo Lattes - CLIQUE AQUI!

Veja mais: