Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000

Especialidades
Serviços

Ernesto Gazziero Filho

CRM/SC 1334 - RQE 554
Situação: Médicos da nossa História

Especialidade(s)

• Endocrinologia e Metabologia

Sobre / Experiência Profissional

Médico com especialidade em Endocrinologia, Diabetes e Metabologia (RQE 554).

Falecido em 30 de dezembro de 2020, vítima de complicações do COVID-19, pandemia em curso nesta época.


  • Últimas postagens registradas no grupo de WhatsApp dos médicos do HSI.


  • 12/09/2020, parabenizando os colegas pelo Dia do Urologista:

"Parabéns aos colegas Urólogos, em especial ao Silvio Schmitt e Orlando Praun Júnior, que me permitiram atender (assim como o Dr. Humberto Rebello Narciso) em seus consultórios quando comecei no HSI (1977)!"

Em relação a esta observação do Dr. Ernesto (Neco), conta o Dr. Humberto, já citado:

"O Dr. Ernesto Gazziero Filho atendeu em uma sala anexa ao atual consultório do Dr. Orlando Praun Júnior Jr e seu filho Dr. Luciano, local que durante bastante tempo foi consultório do Dr. Ricardo Schwanke Filho e Dra. Elisabeth Ternes Pereira (Pediatras). Este local comunicava-se com o consultório do Humberto Rebello Narciso através de uma janela com duplo fechamento. O Dr. Neco (Ernesto) atendeu ali por uns dois anos, até que, junto com o Dr. Joel de Oliveira (primeiro Endócrino do HSI) conseguiu um espaço no térreo do prédio central, onde havia funcionado o “antigo restaurante do Hospital” capitaneado pelo Sr. Jorge Justino, cunhado da Irmã Domícia e sogro do Dr. William Jofre Almeida de Barros, também falecido recentemente - 12/12020). O local anexo ao nosso consultório foi ocupado, em 1980, pelo Dr. Itamar de Oliveira Vieira (Nefrologista)".


  • Em 04/10/2020, por ocasião dos festejos de mais um aniversário do HSI:

"Parabéns ao Hospital Santa Isabel!

Gratidão Eterna!

Aqui nasci, há 71anos, 10 meses, 12 dias!

Aqui trabalhei, aprendi e convivi com os melhores médicos!

E sei que se precisar eles estarão sempre aqui, renovados, atualizados, mas sempre com o mesmo espirito do Santa Isabel: Garra, Dedicação, Responsabilidade!"


  • E poderíamos, infelizmente, completar: "E aqui faleci no dia 30/12/2020, logo após completar 72 anos".


  • Manifestações de Colegas:


  • Dr. João Renato Bainy Gomes de Pinho - Anestesilogista, que mostra a preocupação e participação comunitária do Dr. Neco:

"Passei a conhecer melhor e admirar o Dr. Ernesto quando o HSI estava em profunda crise financeira, sem pagar médicos, funcionários e fornecedores, quase fechando as portas. Íamos em caravana a Florianópolis buscar saídas, todos unidos ao Dr. Vitor Hugo T. Boer, na época Diretor Médico. Ele foi fundamental com sua experiência, lucidez e sabedoria para estarmos onde chegamos. Vírus ordinário! 
Que descanse em paz o nosso Amigo".


  • Dr. Walter Roque Teixeira, Neurologista:


"Quando cheguei ao Hospital em 1980, conheci o Dr. Ernesto (o Neco) que além de baita goleiro era um defensor intrangigente do Cooperativismo Médico; confesso que vinha de residência fora do País e nunca ouvira falar daquilo; muito menos de UNIMED; recém havia assumido a Presidência da UNIMED local, após uma importante dificuldade financeira e não só me convenceu a entrar, como também a pagar uma quantia mensal retirada da produção, razoável para a época, para a recuperação econômica da cooperativa. Não só a recuperou como aumentou substancialmente o número de usuários. Iniciou ali, o processo que levou a UNIMED local ao que é hoje.

Não sei, mas sempre tive a sensação de que a história, como sói acontecer, não foi suficientemente justa com a importância do Dr. Ernesto neste processo do cooperativismo médico local e catarinense.

Outra dívida que carregarei comigo, foi a justeza e ética de nosso relacionamento lá naquele início; o Neco trabalhava como médico clínico na então, Arno Bernardes, indústria metalúrgica localizada na Vila Nova; dado as atribuições relacionadas à nova funcão que exercia pedia que o substituísse, às vezes, por períodos prolongados; tão logo sobrava-lhe tempo, retornava à função; e assim fomos revesando-nos durante um bom período até que me avisou e à administração da empresa que o substituiria definitivamente; naquele início, financeira e socialmente, ajudou-me muito. Só tenho agradecimentos ao meu saudoso amigo! Como disse, o João Renato acima: "virús oridinário!"."

  • ACM – Associação Catarinense de MedicinaNota de falecimento: Santa Catarina perde o endocrinologista Ernesto Gazziero Filho

"A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com profundo pesar o falecimento do endocrinologista ERNESTO GAZZIERO FILHO, aos 72 anos, por complicações da Covid-19. O falecimento ocorreu nesta quarta-feira (dia 30 de dezembro), no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, cidade onde morava e atuava. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1972, especializou-se em Endocrinologia e Metabologia pelo IEDE – Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, do Rio de Janeiro. Formou-se ainda em Medicina do Trabalho (em Florianópolis/SC), Nutrologia e Medicina do Envelhecimento (em São Paulo/SP), além de Estética em Medicina (Roma/Itália).
Foi presidente da Federação Unimed SC por dois mandatos, entre os anos de 1991-1999, e ex-presidente da Unimed Blumenau, nos mandatos de 1981-1982 / 1982-1986 / 1986-1990. Também foi um dos fundadores do Sistema Unicred, onde ocupou a presidência por dois mandatos (1993-1998) da então Unicred Blumenau. Atualmente trabalhava no Hospital Santa Isabel, onde foi Diretor, e na sua Clínica EGF.
O médico é um dos heróis da pandemia em Santa Catarina. Deixa um exemplo de vida na medicina e grande saudade aos familiares, amigos e colegas de profissão, a quem a Diretoria da ACM registra sua solidariedade e homenagem".

  • SIMESC lamenta falecimento de Ernesto Gazziero Filho por complicações da Covid-19

"É com grande pesar que o SIMESC comunica o falecimento do 15º médico de Santa Catarina por complicações da Covid-19. O endocrinologista e nutrólogo de Blumenau Ernesto Gazziero Filho, deixou familiares, amigos e pacientes, aos 72 anos, nesta quarta-feira (30/12). Ele estava internado por conta da doença em Itajaí.

Conhecido como Neco, o médico atuava na região de Blumenau há mais de 40 anos e deixa grande legado para a medicina. “Dr. Ernesto estava ativo até algumas semanas quando foi acometido pela Covid-19. Foi um defensor do trabalho médico atuando como um grande empreendedor do cooperativismo no sistema Unimed e Unicred, sendo presidente das singulares na região de Blumenau. No intuito de aumentar a capilaridade do cooperativismo médico a nível estadual foi um dos fundadores da Federação das Unimeds de Santa Catarina. A ele devemos o que somos hoje como médicos, no momento que encarou de frente do mercado de planos de saúde estando a frente do sistema Unimed que pertence a nós médicos”, comenta o presidente do SIMESC Regional Médio Vale, Roberto Amorim Moreira.  

"O Neco foi o primeiro endocrinologista de Joinville, e um dos pioneiros de Santa Catarina, para após se instalar em Blumenau. Perda irreparável. Meus sentimentos à família. Descanse em paz, meu amigo!", comenta o Dr. Luiz Antonio Araújo, médico filiado ao SIMESC".

Veja mais: