Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000

Especialidades
Serviços

Alfred Hoess

CRM/SC (sem registro)
Situação: Médicos da nossa História

Especialidade(s)

• Cirurgia Geral
• Clínica Médica

Sobre


   Dr. Alfredo Hoess 


Dr. Ernest Sappelt foi o primeiro médico que trabalhou em benefício do povo blumenauense. Seu primeiro colaborador foi o inesquecível enfermeiro João Doebeli, que durante 44 anos, com dedicação infatigável, trabalhou pelo bem de todos que procuravam recuperar a saúde no Hospital santa Isabel.

 

Em 1920, o Dr. Sappelt foi substituído pelo Dr. Jungbluth, que trouxe consigo o primeiro aparelho de Raio X, que passou a funcionar no Hospital Santa Isabel. Nesta mesma época, entrou, também, o especialista Dr. Hans Pape.

 

Em 1926, o Dr. Jungbluth deixou o Hospital Santa Isabel, sendo seu sucessor o Dr. Prof. Capelle, que trabalhou no Hospital no período de cinco anos, sendo substituído pelo Dr. Alfred Hoess, que trabalhou como único médico, desde 1928 a 1940. Grande e humanitário médico.

 

Surgiu, então, como seu assistente, o Dr. Paulo Mayerle, que no período de 1940 a 1950 se ausentou por dois anos, para aperfeiçoar seus estudos no estrangeiro. Foi nesta época que trabalhou no Hospital o saudoso médico, Dr. Armínio Tavares.

 

Em 15 de janeiro de 1950, Dr. Gelásio de Souza Freitas passou a ser o assistente do Dr. Alfredo Hoess, até outubro de 1952, quando o Dr. Hoess, cansado de seu labor, deixou a direção do Hospital, passando-a para o Dr. Paulo Mayerle.

Começou assim a era, digamos moderna do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel.

Veja mais: