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Santa Isabel

25 de agosto de 2015

Hora da refeição e o tempo de saciedade

Às vezes na correria do dia-a-dia acabamos não prestando atenção nos alimentos que ingerimos, vindo a muitas vezes comer mais do que deveria. Isto acontece com muita frequência com você?

Nosso cérebro demora em torno de 20 minutos para receber o sinal de saciedade, por isso é muito importante se manter concentrado no momento da refeição.

O hábito de comer sempre “correndo” pode levar a vários problemas de saúde, incluindo a obesidade, pois tira a atenção da comida e faz com que você não perceba que já comeu o suficiente.

PARE, PENSE E OBSERVE:

► Preste atenção em quanto tempo você leva para fazer as refeições. Tente comer com mais calma e, se necessário, use um relógio nos primeiros dias. 

► Mastigue mais vezes os alimentos. Quando fazemos isso, naturalmente aumentamos nossa concentração no ato de comer e prolongamos sua duração.

► Perceba os diferentes sabores e texturas dos alimentos e das preparações culinárias. Deguste, não devore!

► Não vá juntando comida no prato enquanto mastiga. Dica: pouse o talher enquanto está mastigando e só depois de engolir pegue a próxima garfada. 

► Evite atividades como ler, assistir televisão, comer em frente ao computador, entre outras. Essas distrações interferem no cérebro na recepção das informações de saciedade. Que tal deixar o celular de lado também? 

► Não coma direto da embalagem. Mesmo se pedir umdeliveryou levar comida de casa, transfira o conteúdo da embalagem para um prato. Isto ajuda a tornar da sua refeição mais um momento especial e agradável.

► As fibras aumentam o tempo de mastigação. Por isso, escolha sempre que possível alimentos integrais. No seu almoço, por exemplo, comece pela salada, ela ativa a produção das enzimas digestivas.

► Evite o comportamentobeliscador. Comer pequenas porções várias vezes ao dia dificulta a percepção da saciedade, pois você nunca terá fome para comer uma refeição e também nunca estará totalmente sem fome para recusar guloseimas.

► Preste atenção ao seu redor, desfrute da paisagem, observe seu ambiente. Não fique com o olhar fixo somente na comida.

► Lembre sempre: a refeição é uma pausa para reabastecer as energias e cuidar da saúde, nunca uma “perda de tempo”.

Bom apetite!

Autor da postagem: Nutricionista Carolina Andriolli
Fonte: Mendonça, R.T. Nutrição: um guia completo. São Paulo: Rieedel, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde.


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