Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

30 de setembro de 2015

Você conhece o Kefir?

Kefir é uma bebida probiótica produzida através da fermentação do leite por uma colônia de bactérias e leveduras. É muito semelhante ao iogurte, porém possui valor nutricional e terapêutico muito superior. Probiótico são alimentos ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal, indicados para prevenir e tratar doenças.

► Possui gosto azedo como o iogurte natural.

► Pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite animal ou vegetal.

► Há outro tipo de kefir que é cultivado em água, conhecido também como tibico, que se alimenta da sacarose.

► Maneiras de consumir: pode ser misturada a frutas, mel e cereais e utilizada no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

Confira nove benefícios baseados em evidências científicas:

1. Fantástica fonte de nutrientes: ricas em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.

Uma poção de 175ml de kefir de leite integral contém:

► Calorias: 100 kcal.

► Carboidratos: 7 gramas.

► Proteína: 6 gramas.

► Gordura: 5 gramas.

► Cálcio: 20% do VDR.

► Fósforo: 20% do VDR.

► Vitamina B12: 14% do VDR.

► Vitamina B2: 19% do VDR.

► Magnésio: 5% da VDR.

► Uma boa quantidade de vitamina D e compostos bioativos.

VDR: Valores Diários de Referência

2.  Probiótico é mais poderoso do que o iogurte: contêm cerca de 30 estirpes de bactérias e leveduras, tornando-se uma fonte de probióticos muito rica e diversificada. Outros produtos lácteos fermentados são feitos a partir de não tão numerosas estirpes, e não contêm quaisquer leveduras.

3. Propriedades antibacterianas potentes: o probiótico Lactobacillus kefiri  pode inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, Helicobacter Pylori, e E. coli. Kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também possui propriedades antibacterianas.

4. Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose: excelente fonte de cálcio. Se produzido com produtos lácteos sem a retirada da gordura (leite integral), ele contém vitamina K2, que desempenha um papel central no metabolismo do cálcio. Estudos recentes em animais mostraram que o kefir pode aumentar a absorção de cálcio pelas células ósseas, o que leva a uma melhor densidade óssea e previne fraturas.

5. Proteção contra o câncer: os probióticos em produtos lácteos fermentados são apontados como inibidores do crescimento tumoral, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, bem como estimulantes do sistema imunológico. Este papel protetor tem sido demonstrado em vários estudos em tubo de ensaio. Outro estudo descobriu que o extrato de kefir reduziu o número de células de câncer de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% quando usado extrato de iogurte. No entanto, precisamos tomar esta informação com cautela desde que ela está longe de ser comprovada em seres humanos.

6. Melhora de vários problemas digestivos: ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para tratar problemas digestivos (diarreias, constipação, síndrome do intestino irritável, entre outros).

7. Geralmente é bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose: as bactérias lácticas se alimentam de lactose, transformando-a em ácido láctico, o que favorece a digestibilidade. Além disso, contém enzimas que podem ajudar a quebrar a lactose ainda mais.

8. Melhora dos sintomas de alergia e asma: As reações alérgicas são causadas por uma reação inflamatória contra substâncias ambientais inofensivas. Pessoas com um sistema imunológico mais sensível são mais propensas a alergias, o que pode causar doenças como a asma. Em estudos em animais, o kefir foi mostrado para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma.

9. Fácil de fazer: basta adicionar os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Todo dia deve ser coado e os grãos do kefir devem ser adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica e por tempo indeterminado. Senão quiser beber no mesmo dia, pode-se guardar na geladeira por até 3 dias

Kefir é delicioso, nutritivo e altamente sustentável.

Autor da postagem: Nutricionista Carolina Andriolli


Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal