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Santa Isabel

12 de agosto de 2015

QUINOA: quinua, quínua ou quinôa?

Independente da forma como se pronuncia, este grão de ouro vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros devido ao seu riquíssimo valor nutricional. Confira abaixo um pouco sobre este precioso grão:

► Cultivada há mais de cinco mil anos na Cordilheira dos Andes, a quinoa é rica em proteínas, fornecendo toda a cadeia de aminoácidos essenciais ao organismo. Curiosidade:até hoje é o único alimento de origem vegetal conhecido com esta característica, fazendo deste grão um item importante na alimentação de vegetarianos!

► Apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, o carboidrato demora a entrar na corrente sanguínea, auxiliando assim no controle da fome e do peso!

► Tem poder alcalinizante no organismo (regula o ph do sangue), favorecendo a saúde e a desintoxicação do corpo.

► Possui quantidades significativas de ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio e fósforo.

► É rica em fibras! Sendo assim, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Ou seja, pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer com saúde.

► É um excelente alimento para praticantes de atividade física.

► Você encontra nas versões: grãos, flocos ou farinha. O grão pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de risotos, sopas, etc. A versão em flocos ou farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, bolos, tortas, pudins, massas para panquecas, biscoitos, entre outras preparações. Basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento!

Autor da postagem: Nutricionistas Cândice Lais Knöner Copetti e Carolina Andriolli


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