Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Informações

Dúvidas Frequentes

Esta seção traz respostas para as perguntas mais comuns dos clientes.

Se as dúvidas persistirem, faça também a sua pergunta e aguarde o contato da HSI. Teremos o maior prazer em atendê-lo.

A solicitação poderá ser efetuada pessoalmente no Setor de Internação do hospital, pelo paciente ou seu procurador.

Horário de atendimento:

13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Informações: (47) 3321-1021 ou (47) 3321 1164.

Urgência

São casos em que há risco de perda de vida ou função dentro de um curto espaço de horas ou dias. Exemplos: cólica renal, desidratação, febre acima de 38,3ºC, fraturas isoladas, dor abdominal, dores de cabeça com sinais de alerta como pressão alta, crise hipertensiva (pressão arterial acima de 180x110), pós-crise convulsiva, tentativa planejada de suicídio, diabetes descompensados, queimadura ocular, trombose venosa profunda, acidentes com serpentes e queimaduras de segundo grau (em partes isoladas do corpo).


Emergência

São os casos em que há necessidade de atendimento imediato, pois correm risco de morte. Exemplos: pacientes inconscientes sem respostas, politraumatismos, hemorragia franca em atividade, ferimentos por arma de fogo, afogamento, edema agudo de pulmão, estado de mal asmático e epilético, dor torácica súbita e de forte intensidade, eletrocussão associada a desmaio, queimaduras de segundo e terceiro graus e de grande extensão.

O acompanhante pode auxiliar na alimentação do paciente, no banho, na troca de fraldas e na mudança de posição na cama.

Os pacientes têm dietas definidas e não podem ingerir alimentos não prescritos pelos médicos responsáveis. Os alimentos também possuem certos ingredientes que podem se deteriorar no caminho ou dentro do hospital possibilitando contaminações. Também há preocupação quanto à higiene, por exemplo: farelos de biscoitos atraem baratas e formigas aos quartos, que transportam bactérias de um lado para o outro. Por isso, traga amor e carinho, mas não traga alimentos!

Bebê

- Lembre-se de lavar as roupinhas com sabão neutro ou específico para bebê. Se possível, lave tudo a mão, procurando não utilizar amaciantes e perfumes. Passe a ferro. Separe as roupas que sejam adequadas para a época do ano. É verdade que os bebês ao nascer precisam ser mantidos em temperatura mais quente, mas não exagere nos agasalhos, eles podem deixar seu filho desconfortável. Se estiver na dúvida, peça nosso auxílio nas primeiras trocas.

 

- Não se esqueça de tirar etiquetas que possam machucar o bebê.

 -Organize as roupinhas e acessórios separadamente, coloque em saquinhos plásticos ou como preferir e identifique com etiquetas as roupinhas do 1º, 2º e 3º dia/troca.

 - Prefira roupas de tecidos orgânicos ou 100% algodão. Fique atenta aos botões e aberturas, para facilitar as trocas.

  • 6 macacões.
  • 6 bodies (ou pagãos) com calças ou mijãozinho.
  • 2 mantas/cobertor.
  • 3 pares de meias RN.
  • 2 pacotes de fraldas RN/P.
  • 1 pacote de lenço umedecido
  • 1 Toalha de banho para RN (opcional).
  • 2 pares de luvas (opcional).
  • 6 fraldas ou paninhos de boca para amamentar.
  • 1 creme para assaduras (PREVENÇÃO).

Mamãe:

  • documentos (RG, CPF, Carteira do Convênio - se tiver e Carteira de Pré-Natal)
  • camisola ou pijama com abertura na frente para facilitar a amamentação
  • roupão
  • chinelo antiderrapante
  •  roupas íntimas
  •  escova de dentes
  • creme dental
  • sabonete
  •  pente e escova de cabelo
  • absorventes pós-parto 

Não passamos informações sobre estado de saúde de pacientes através de Redes Sociais ou por telefone. Essas informações são repassadas pessoalmente pelo médico para o acompanhante e familiares. Para saber como está algum paciente internado é preciso entrar em contato com o acompanhante.

Se o paciente precisa de transferência de um hospital para o outro, os próprios hospitais se encarregam de realizar a transferência e encontrar o leito. Se o paciente não está em atendimento médico e procura um leito pois está passando mal, então deve ser trazido ao Serviço de Emergência para avaliação e atendimento médico.

Para marcar uma consulta com um especialista através do SUS é preciso ter encaminhamento do Posto de Saúde/Ambulatório Geral. No caso de consultas pelo Convênio ou Particular, acesse este link e procure pelo nome do médico ou especialidade. Estes são todos os médicos que fazem parte do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel.

Para informações sobre valores de procedimentos, é preciso ligar para o Setor de Orçamento, através do telefone (47) 3321-1441, ou no e-mail: orcamento@santaisabel.com.br.

Para informações sobre transplantes hepáticos (fígado) e cardíaco (coração), é preciso entrar em contato com o Ambulatório de Transplantes: (47) 3321-1139.

Sobre transplantes renais (rins/pâncreas), entrar em contato com a Renal Vida: (47) 3038-9307.

Sobre transplantes de córneas (olhos), entrar em contato com o Hospital de Olhos: (47) 3222-1918.