Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Especialidades
Serviços

O Hospital Santa Isabel, visando sempre um atendimento completo e adequado a seus pacientes, bem como oferecer a comunidade uma diversidade de serviços abrangentes e atualizados, contempla as seguintes Especialidades Médicas:

Cirurgia Cardiovascular


Cirurgia cardiovascular é a subespecialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração.

Dentre as cirurgias mais realizadas está a revascularização miocárdica onde o cirurgião tenta refazer a circulação de um território do músculo cardíaco que está sendo mal perfundido devido uma obstrução coronariana. Em geral utiliza-se enxertos da veia safena ou artéria mamária, que é uma artéria que perfunde a região do osso esterno.

Outras cirurgias comumente realizadas são as que visam correção das doenças que acometem as valvas cardíacas.

Em muitas cirurgias cardíacas há necessidade de parada total do coração. Nesse momento estabelece-se a circulação extracorpórea (CEC) e todo o movimento sanguíneo, bem como a oxigenação do mesmo se dá por aparelhos.

Recentemente, com incorporação de tecnologias de vanguarda, a especialidade tem vivido grandes transformações devido a possibilidade de intervenções minimamente invasivas com auxílio de videoendoscopia torácica além da utilização de robos com sistemas de inteligência integrados. Tais avanços adicionam valor por diminuir tempo de internação, retorno precoce as atividades e menor morbi-mortalidade.

 Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saiba mais em: Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Setores que atendem nesta especialidade:


  A Ecocardiografia ou Ecocardiograma com Doppler abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassom, ou seja, as ondas acústicas com frequência de mais de 20 mil Hz (ciclos por segundo), geralmente em torno de 2 a 4 Megahertz (MHz). Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, palpitações, síncope, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras. A Ecocardiografiaapresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, é possível identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

As principais modalidades estão descritas a seguir e informações mais detalhadas sempre serão fornecidas no momento da indicação do Médico assistente:

  • "Ecodopplercardiograma transtorácico": também referido simplesmente como ecocardiograma, é a mais realizada de todas as modalidades. Neste caso o transdutor (ou sonda) é colocado sobre o tórax do paciente.
  • "Ecocardiograma Transesofágico": o transdutor que adquire as imagens é posicionado no esôfago do paciente, possibilitando uma melhor imagem de certas estruturas cardíacas.
  • "Ecocardiograma Sob Estresse": pode ser realizado de duas maneiras: estresse farmacológico ou sob esforço físico.
  • "Ecocardiograma Com Contraste": realizado com microbolhas (do tamanho ou menores que uma hemácia).

Fonte: adaptado de "Wikipédia, a enciclopédia livre".

O cateterismo cardíaco é um termo genérico que se refere a vários procedimentos realizados no laboratório de hemodinâmica. Todos os procedimentos são realizados com emprego de técnicas invasivas e requerem um ambiente estéril. Neles, um cateter é introduzido no sistema arterial e/ou venoso até o local a ser estudado sob fluoroscopia.

São muitos os procedimentos realizados; como ilustração citamos alguns mais comuns:

  • Angiografia coronária - Usada para avaliar a presença e a localização de estenoses.
  • Ventriculografia esquerda (avalia acontratilidade regional, global e na determinação da fração de ejeção ventricular).
  • Cateterismo cardíaco esquerdo - Realizado para medir as pressões intracardíacas ou intravasculares nas estruturas do lado esquerdo do coração.
  • Cateterismo cardíaco direito – Feito para medir as pressões intracardíacas e intravasculares nas estruturas do lado direito do coração.
  • Cineangiocoronariografia.

Saiba mais em:

  Sociedade Brasileira e Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.