Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Especialidades
Serviços

O Hospital Santa Isabel, visando sempre um atendimento completo e adequado a seus pacientes, bem como oferecer a comunidade uma diversidade de serviços abrangentes e atualizados, contempla as seguintes Especialidades Médicas:

Neurologia


Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do Sistema Nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. O correspondente cirúrgico da especialidade é a Neurocirurgia.

O Neurologista, médico que se especializou em Neurologia, é treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. O Neuropediatra trata doenças neurológicas em crianças.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saiba mais em:

Academia Brasileira de Neurologia


 

Setores que atendem nesta especialidade:

Doppler transcraniano é um tipo de exame médico diagnóstico ultra-sonografia. Avalia as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do cérebro.

As artérias examinadas são: artérias cerebrais médias artérias cerebrais anteriores e posteriores artérias carótidas internas intracranianas artérias vertebrais artéria basilar artérias oftálmicas

É primariamente utilizado para ajudar na pesquisa e investigação de doenças vasculares cerebrais, como acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, hemorragias intracranianas devido a rotura de aneurismas cerebrais, pesquisa de vasoespasmo intracraniano.

O uso como diagnóstico de morte cerebral, na avaliação do estado de parada circulatória cerebral, tem sido bastante difundido, pela facilidade de realização deste método diagnóstico em ambiente de UTIs, à beira do leito.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Neurofisiologia Clínica é uma área das ciências da saúde, pertencendo ao ramo das neurociências. Seu objetivo é o estudo do Sistema Nervoso na sua dimensão funcional, utilizando-se de conhecimentos anatômicos, fisiológicos e clínicos, com finalidades diagnóstica, terapêutica e de monitoração de funções durante procedimentos específicos.
A avaliação neurofisiológica é representada pelo estudo da atividade elétrica do Sistema Nervoso com propósitos clínicos em quatro áreas fundamentais: eletrencefalografia (EEG), eletroneuromiografia (ENMG), potenciais evocados (PE) e polissonografia (PSG).
A Neurofisiologia Clínica apresenta características bastante peculiares, exigindo treinamento específico para uma adequada formação profissional.

Mais informações em:

Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica