Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Especialidades
Serviços

O Hospital Santa Isabel, visando sempre um atendimento completo e adequado a seus pacientes, bem como oferecer a comunidade uma diversidade de serviços abrangentes e atualizados, contempla as seguintes Especialidades Médicas:

Gastroenterologia


Gastroenterologia ou Gastrenterologia (do grego γαστήρ, gastér = estômago + ἒντερον, énteron = intestino), é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

No Brasil, o médico gastroenterologista precisa concluir, além do curso de graduação em medicina, programa específico de residência médica com duração mínima de 2 anos ou experiência na área pelo mesmo tempo e ser aprovado em concurso para receber o título de especialista outorgado pela 

Associação Médica Brasileira e 

Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Setores que atendem nesta especialidade:

Colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de pólipos (tumores benignos), que podem sofrer transformação para malignidade. O exame também detecta cânceres iniciais e faz o diagnóstico de tumores avançados. É utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.

A Colonoscopia é indicada para:

  • Pessoas acima de 50 anos (prevenção de câncer de cólon e reto);
  • Pessoas acima de 40 anos que tem familiares com câncer de cólon ou reto;
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Dor abdominal
  • Sangramento baixo
  • Tumores benigno ou maligno
  • Doenças inflamatórias intestinais (colites)

Somente o profissional médico (Gastroenterologista, coloproctologista e colonoscopista), devidamente treinado e capacitado para utilizarem com segurança o método.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Endoscopia, significa olhar para dentro do paciente. Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um Endoscópio. O Endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem para dentro.

A Endoscopia é realizada com Endoscópios, que existem para o diagnóstico da mucosa de todo o trato gastrointestinal dos seres humanos. É com este equipamento que os médicos especialistas diagnosticam e fazem tratamento terapêutico na maioria das doenças gastrointestinais.

Hoje a tecnologia dividiu os equipamentos em dois tipos: fibroscópios, que transmitem a imagem através de uma fibra ótica, e os vídeo-endoscópios, que transmitem as imagens através de uma microcâmera e com isso gera-se uma imagem eletrônica.

Com a evolução da tecnologia, hoje já é possível ganhar um aumento da imagem de até 100 vezes o tamanho normal, com a magnificação ótica, (ou zoom ótico) nos endoscópios e colonoscópios eletrônicos.

Saiba mais em:

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

A Hepatologia é o estudo do fígado. Também pode ser considerada a área da medicina que estuda e cuida de doenças relacionadas ao mesmo, assim como tratamento e prevenção.

No Brasil, é reconhecida como especialidade médica, na área de atuação do Gastroenterologista, conforme norma do Conselho Federal de Medicina.

Saiba mais em:

Sociedade Brasileira de Hepatologia