Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Especialidades
Serviços

O Hospital Santa Isabel, visando sempre um atendimento completo e adequado a seus pacientes, bem como oferecer a comunidade uma diversidade de serviços abrangentes e atualizados, contempla as seguintes Especialidades Médicas:

Pediatria


Não possuímos plantão para esta especialidade!

A Pediatria (do grego παιδιατρική, composto de παιδός, "criança", e ἰατρός, "doutor", "aquele que cura") é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (Puericultura).

Já os aspectos curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

O Pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação.

Para atuar em áreas especificas da pediatria é necessário além da formação inicial, treinamento e estudos em serviços especializados por um período que vai de um a três anos.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saiba mais em:

Sociedade Brasileira de Pediatria

Setores que atendem nesta especialidade:

hebeatría (do grego ἥβη [ Hebe ] "juventude") é o ramo da medicina que estuda adolescente e suas doenças. O termo vem do grego HeeBee ('puberdade') e iatrea ("cura"), mas seu objetivo é muito mais amplo do que apenas o tratamento de doenças dos adolescentes, uma vez que estuda diferentes aspectos: biológico, fatores psicológicos e sociais que influenciam o adolescente , tanto o dito normal, como sofrendo algum tipo de doença.

Esta especialidade é relativamente jovem no campo da medicina em todo o mundo e tem experimentado maturação acelerada nas últimas décadas, tendo em vista as circunstâncias especiais da juventude.

A Hebeatria é, pois, uma especialidade médica destinada ao cuidado da saúde dos adolescentes (indivíduos de 10 a 20 anos). O hebeatra preocupa-se com os aspectos físicos, emocionais e sociais relacionados a esta etapa da vida.

Neonatologia (do latim: ne(o) - novo; nat(o) - nascimento; e logia - estudo) é o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade (quando as crianças deixam de ser nomeadas recém-nascidos e passam a ser lactentes).

A Neonatologia tem avançado muito nos últimos tempos, conseguindo menores índices de mortalidade e também de morbidade graças a maior compreensão das peculiaridades dos recém-nascidos, melhores equipamentos e medicamentos, além de abordagens como a nutrição parenteral.

A equipe que cuida do recém-nascidos é multiprofissional, contando com a equipe de neonatologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outras. Também é necessária atenção com a família do recém-nascido, condições sociais etc.