Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Especialidades
Serviços

O Hospital Santa Isabel, visando sempre um atendimento completo e adequado a seus pacientes, bem como oferecer a comunidade uma diversidade de serviços abrangentes e atualizados, contempla as seguintes Especialidades Médicas:

Medicina Hospitalar


Medicina Hospitalar é um modelo com características bem peculiares. Não se trata de plantão clínico ou de equipe de apoio clínico e/ou gerencial. Classicamente, um grupo de médicos generalistas (nos Estados Unidos, a maioria com formação em Clínica Médica) assume a coordenação dos processos assistenciais, atuando, sempre que possível, em sinergismo com os processos administrativos. Como resultado, vislumbra-se lógica assistencial e lógica administrativa operando de forma associada, com foco no paciente e na eficiência dos serviços. Hospitalistas são médicos generalistas cujo foco profissional primário é o cuidado clínico de pacientes hospitalizados e a coordenação de equipes multidisciplinares, incorporando habilidades especiais para servir a estes propósitos.

Hospitalista é o médico que se ocupa com os pacientes agudamente enfermos, que necessitam internação;
São médicos cujo foco principal é o paciente internado;

É o médico que vê o paciente holisticamente;

É uma especialidade organizada em torno de um local (hospital), e não em torno de um órgão (especialidade) ou faixa etária (Pediatria; Geriatria).

O termo “hospitalista” se refere ao médico generalista que tem como foco o cuidado de pacientes hospitalizados. O termo foi cunhado por Robert Wachter e Lee Goldman em artigo publicado no New England Journal of Medicine em agosto de 1996 (Wachter RM, Goldman L. The emerging role of "hospitalists" in the American health care system. N Engl J Med 1996;335:514-7).

Equipe de Hospitalistas do Hospital Santa Isabel, tendo ao centro, a Dra. Marianne Ramos Lima e Silva, Coordenadora da Equipe. A foto tem alguns médicos que não exercem mais a função, mas que merecem estar presentes por serem os estimuladores e iniciadores deste processo de qualidade de atendimento ao paciente, especialmente o Dr. Roger Pirath Rodrigues (último à direita).