Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

22 de setembro de 2015

CIHDOTT’S do HSI e HSA se unem para divulgar Campanha de Doação de Órgãos

Dia 27 de Setembro é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Em 2013 foi assinada em Blumenau uma lei sobre o "Mês de setembro, como mês da conscientização da importância social e humanitária da doação de órgãos e tecidos humanos no município."

 O Hospital Santa Isabel e o Hospital Santo Antônio possuem CIHDOTTS (Comissão Intra Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) com equipes de busca ativa (composta por médicos, enfermeiros tendo como apoio assistentes sociais e psicólogos) que acompanham o processo de diagnóstico de morte cerebral e óbitos de pacientes de coração parado, e que realizam entrevista com a família do possível doador.

 Os referidos hospitais uniram-se novamente este ano, para realizar uma parceria na divulgação deste tema tão importante para toda a comunidade, cumprindo assim em conjunto a Lei 7.893.

 No dia da comemoração um evento foi programado para ocorrer das 14h00 às 20h00 no corredor do Norte Shopping, que gentilmente cedeu um espaço apoiando a causa. Durante o evento serão distribuídos panfletos explicativos da SC Transplantes, um adesivo criado para a campanha, além de disponibilizar profissionais e estudantes da área de Saúde da Faculdades SENAC e dos hospitais para aferir a pressão e realizar teste de glicemia. 

Durante o evento, vídeos institucionais criados pela SC Transplantes com o depoimento de famílias doadoras e um documentário criado pelos acadêmicos do curso de jornalismo do IBES-SOCIESC serão exibidos.
Foram convidados transplantados para participar do evento e dar o depoimento pessoalmente a quem estiver circulando pelo shopping.

O tema da campanha permanece: “Não leve seus órgãos para o céu. O céu sabe que nós precisamos deles aqui.”

O Hospital Santa Isabel iniciou a CIHDOTT em 1999 tendo obtido deste então, 270 doações de múltiplos órgãos. Em 2013, o Hospital Santo Antônio iniciou a estruturação de sua CIHDOTT tendo realizado as primeiras captações em março e agosto de 2014 respectivamente, e hoje realiza a captação também de órgãos. 

Com a parceria e união de todos teremos uma campanha com alcance e estímulo a sensibilização da população sobre a importância da doação de órgãos, divulgando assim um trabalho tão bonito das CIHDOTT’S, alimentando a esperança de tantas pessoas!



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal