Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Principais dúvidas encaminhadas ao Serviço de Obstetrícia do HSI

- Ao chegar ao HSI, como é o primeiro atendimento?

Todas as pacientes que procurarem atendimento devido alguma queixa obstétrica deverá dar entrada no Hospital Santa Isabel através do Serviço de Emergência. Será realizado um exame de classificação de risco (triagem), que determinará a brevidade de seu atendimento. Após a verificação de sinais vitais, a paciente será encaminhada ao Centro Obstétrico para o primeiro atendimento pelo Obstetra de plantão. Se for do seu desejo e houver algum acordo com seu médico pré-natalista, ele será chamado, independente do motivo da internação, tratamento clínico ou para o nascimento de seu bebê, independente da via de parto escolhida. É importante lembrar que, em nosso hospital, atendemos gestantes por meio de convênios e particular. Caso possua algum convênio, não haverá custos extras na escolha da via de parto, apenas haverá custos além do convênio caso opte por modificar sua acomodação.

- Quais são os profissionais que fazem parte da maternidade do HSI?

Em nosso serviço, temos um Obstetra plantonista 24 horas, que atua junto à uma equipe formada por Enfermeiras Obstetras e Técnicas de Enfermagem, capacitadas para acompanhar o trabalho de parto, sempre com a supervisão do Obstetra. Todos os procedimentos (partos, cesarianas, exames) são realizados pelo Obstetra. Também contamos com Pediatras 24horas e serviço de Anestesiologia para qualquer emergência e/ou urgência. Sempre que necessário, se a demanda for alta, outro Obstetra é chamado para auxílio. Em nosso site está a fotografia e nome de todos os profissionais da Obstetrícia e da Pediatria, para que você se familiarize com a equipe.

- O que devo levar para a Maternidade?

Deverá trazer sempre sua Carteira de Gestante. Ela é a maneira que o Médico Obstetra de plantão poderá reconhecer o seu pré-natal, se houve complicações e se há algo que deva ser valorizado além do habitual. Carteira do seu convênio, caso o possua. Também deverá trazer sua carteira de identidade e CPF. A malinha da mãe e do bebê com os itens necessários está descrito em nosso site.

- Posso ser acompanhada durante o parto?

Toda a gestante tem direito a um acompanhante de sua escolha para acompanhá-la durante a consulta, o trabalho de parto, o parto e pós-parto, desde que a pessoa seja maior de 18 anos. Também poderá ser acompanhada de uma doula de sua escolha com certificação e contratada, já que nossa Maternidade não dispõe deste serviço. Se for de seu desejo, a pessoa que a acompanhará poderá cortar o cordão umbilical do seu bebê, colocar a primeira roupa, etc.
OBS.: No momento em que nos encontramos, na pandemia do COVID-19, pensando na segurança de todos os pacientes e profissionais, não estamos permitindo a presença de doulas e acompanhantes nas consultas. No entanto, todas as gestantes durante o trabalho de parto, parto e pós-parto têm o direito de serem acompanhadas por alguém de sua escolha.
Em gestantes com suspeita ou com COVID confirmada, não será permitida a presença do acompanhante no pós-parto, pois a puérpera ficará internada em setor de isolamento. Mas durante o parto, a presença do acompanhante é permitida.
As visitas neste período de pandemia, por segurança, estão suspensas!

- Posso ter um PLANO DE PARTO?

Sim, todas as gestantes têm direito a apresentar o seu plano de parto! No site do nosso hospital há um plano de parto em que baseamos nosso atendimento. Devemos lembrar que um plano de parto não é uma lista de obrigações a serem cumpridas nem pela gestante nem pelos profissionais que a atenderão. Mas, é uma maneira de conhecer melhor a gestante, muitas vezes para ser atendidas pelo plantonista, com quem não têm relacionamento. Desta forma, saberemos um pouco de seus desejos e opções. Você poderá conversar com seu pré-natalista a respeito de dúvidas e de nomes técnicos encontrados. De qualquer maneira, caso haja necessidade de realizar qualquer intervenção, será sempre detalhada à gestante e acompanhante e será realizada apenas com sua autorização. Lembramos que nosso objetivo é a segurança do binômio mãe-filho. Se preferir confeccionar o seu plano próprio, ele deverá ser encaminhado para a Direção Técnica do Hospital Santa Isabel para aprovação.

- Posso escolher a via de parto?

Sim, este é um direito seu! Em nosso serviço temos plantonistas Obstetras que incentivam o parto via vaginal, mas respeitam a via de parto escolhida pela paciente e, se for da sua escolha o parto cesáreo, será realizado sem custo adicional, desde que esteja acima de 39 semanas para cesárias eletivas (aquelas de seu desejo simplesmente). Sugerimos que venha à Maternidade alguns dias antes de completar 39 semanas para uma avaliação e identificação da data mais aconselhável. Caso haja intercorrência ou indicação obstétrica antes de 39 semanas, a cesariana será realizada a seu desejo. Lembramos que, no momento, nosso serviço não dispõe de UTI Neonatal. Por isso, para nascimentos, atendemos apenas gestantes com idade gestacional superior a 37 semanas. Isto não quer dizer que não possa vir para outros atendimentos antes disso, desde que não seja em trabalho de parto. Muitas vezes a internação é feita pensando em um parto vaginal, mas ocorre necessidade de realizar cesariana, que será feita sem problemas ou custos. Em nosso serviço oferecemos, se for do desejo da gestante, analgesia de parto, desde que não haja contra indicações obstétricas. Esse procedimento é realizado por um profissional do Serviço de Anestesiologia do HSI.

- Posso contratar serviço de Fotografia e/ou recepção do quarto?

Sim. Em nosso hospital é permitida a presença de um profissional para realizar fotografias durante sua estada, tanto no pré-parto, parto e pós-parto. Também existe a opção de contratar serviço de recepção no quarto para preparação de mesa de lembrancinhas e afins. Ambos os profissionais devem ser cadastrados em nosso serviço.
OBS.: neste momento de pandemia, não permitimos a entrada destes profissionais, para segurança de todos os envolvidos.

- É importante participar do Curso de Gestantes?

Sim, visto que oferecemos acolhimento, esclarecimento e possibilidade de informações e trocas entre gestantes, seus pares, acompanhantes e com os profissionais do serviço. Infelizmente, neste momento de pandemia, por decreto governamental e pela segurança de todos envolvidos, o Curso de Gestantes está suspenso! Assim que a situação for segura e favorável à realização do curso, iremos informar as pacientes.