Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

24 de julho de 2017

Abertura da SIPAT no HSI é marcada com palestra sobre Comunicação Assertiva

Independente do setor que se trabalha, você já deve ter sentido dificuldade de comunicação, até mesmo porque as pessoas são diferentes. Quando o local é um hospital com mais de 1.100 colaboradores diretos, pode-se imaginar que fica ainda mais complicado, pois trata-se de pessoas de várias partes do Brasil que trazem consigo sua cultura e costumes. Acrescente a isso o fato de ter faixas etárias diferentes, portanto, gerações que normalmente poderiam se chocar. Então qual o segredo para que a comunicação seja assertiva? Quem responde a esta pergunta é a professora Eliane Wamser que foi a convidada de hoje para palestrar na abertura da 38ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Segundo a Profª Eliane, a comunicação acontece através de um conjunto de linguagens e de diversas maneiras: libras, que é a linguagem dos sinais - para o surdo-mudo (inclusive mesmo quem não tem muito contato, deveria estudar para aprender a se comunicar com pessoas desse universo, diminuindo as distâncias e abrindo oportunidade para novos amigos), oral, escrita, corporal, digital (precisamos acompanhar a atualidade).

Para termos uma comunicação assertiva é necessário ser claro, ir direto ao ponto, sem ser agressivo, falar o que sabe e para isto pesquisar a respeito, não distorcer a realidade, inventar ou enrolar. É preciso passar credibilidade, ser educado, evitar impor o seu ponto de vista a qualquer custo, afinal, nada melhor do que ser gentil.

Um “obrigado”, um “por favor”, um “com licença” ou um simples “bom dia”, podem mudar e muito a maneira como você é visto, ou como será lembrado. É na simplicidade que se encontra a felicidade, já não dizia um velho ditado? Nada mais atual do que isso, ver nas pequenas coisas o entusiasmo necessário para fazer o seu coração feliz.

Tratar o outro como você gostaria de ser tratado, seja ele um paciente, um cliente ou um amigo... E tudo volta para Empatia!  Perceba como você tem se comunicado, como tem enfrentado os desafios que a vida tem lhe imposto, se estiver tudo certo comemore a superação de cada um deles e se não estiver, nunca é tarde para mudar! 

Destaques: A abertura contou com a presença do Diretor Executivo Regional - Sr. Juliano Petters, do Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel - Sr. Dirceu Rodrigues Dias, que inclusive discursou convidando os presentes a incentivar seus colegas a participar das demais atividades previstas para esta semana e de Graziela Corrente, presidente da CIPA. Além dos demais colaboradores, o personagem "Chacrinha" interpretado pelo enfermeiro Pedro Luiz Maino foi um grande aliado dos cipeiros. "Chacrinha" recepcionou os convidados e ao final da palestra foi o responsável pela entrega de brindes aos sorteados.  



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal