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Santa Isabel

9 de novembro de 2017

Você já ouviu falar da ISO? Mas, provavelmente não ouviu falar da ONA

Bem, a ONA - Organização Nacional de Acreditação é uma certificação de qualidade, mas específica para as instituições de saúde ou operadoras e planos. Esta acreditação hospitalar é uma metodologia que em nosso país acontece por iniciativa da empresa, que se baseia em padrões e normas pré-estabelecidas. Em alguns países pode ser uma exigência prevista em lei. O objetivo é buscar sempre a melhoria, seja para o gerenciamento, a assistência de qualidade ou para a segurança e qualidade do serviço oferecido ao paciente.

Mas, então se foi a própria instituição pede para participar, parece fácil, não é?

Bem pelo contrário, são várias exigências que precisam ser cumpridas. E para cumprir essas exigências acontece uma cooperação mútua entre os colaboradores, pois todos os setores são essenciais para a conquista desse selo. E quem ganha é sempre o paciente já que todos os padrões exigidos pelas normas precisam estar em constante uso acompanhando as atualizações. Todos os dados gerados no processo são documentados para que se possa fazer uma análise posterior das melhorias realizadas com a acreditação. Desta forma, além do paciente, o hospital após conseguir a acreditação tem a facilidade de gerar um diagnóstico mais preciso a respeito dos seus processos, ajudando imensamente sua gestão hospitalar.

O Hospital Santa Isabel inicia sua trajetória em busca desta certificação, pois acredita em todos os benefícios gerados pela acreditação hospitalar. Mantém firme a finalidade de aprimorar ainda mais a qualidade e a segurança dos processos internos e serviços já oferecidos aos pacientes.

Na primeira etapa do processo alguns colaboradores participaram de um curso de multiplicadores para Acreditação Hospitalar que aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2017.

Hoje ocorreu a finalização de mais uma etapa, ou seja, o hospital recebeu nos dias 07, 08 e 09 de novembro auditoras da Fundação Vanzolini, empresa contratada pela ONA, para auditar e fazer avaliações para certificação. Os dados coletados posteriormente gerarão um relatório que será enviado ao HSI com o diagnóstico dos pontos que precisam estar dentro das normas do manual da ONA.

Não se trata de uma fiscalização, mas sim de uma ajuda para apontar o que precisa ser melhorado e desta forma, incentivar a constante evolução de toda a equipe.

Esse novo desafio é um importante avanço para o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Santa Isabel.



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