Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

12 de abril de 2018

HSI foi homenageado como o melhor hospital transplantador de Santa Catarina

Treinamento e união, essas são as palavras que definem o sucesso do Sistema Estadual de Transplantes de Santa Catarina, o homenageado da noite do dia 11 de abril, na Assembleia Legislativa, em uma sessão especial realizada por proposição do Deputado Gelson Merisio, no Plenário Osni Régis, na capital catarinense.

Segundo o Deputado Antônio Aguiar que presidiu a sessão especial “falar em transplantes envolve falar do gesto de amor de quem doa e da gratidão para quem recebe, mas no meio disso tudo estão muitas equipes envolvidas.” E uma das equipes homenageadas pertence ao Hospital Santa Isabel que recebeu o título de Melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina.

O Diretor Executivo, Sr. Dirceu Rodrigues Dias recebeu a placa de homenagem para o Santa Isabel junto com a nutricionista Emanuela Ueno, coordenadora da Nutrição Enteral e a Enfermeira Gisélia Theiss, coordenadora da CHT – Comissão Hospitalar de Transplantes.

A história dos transplantes no Hospital Santa Isabel vem de longa data, pois em 1980 foi o primeiro hospital a realizar um transplante renal em Santa Catarina, reunindo as equipes de Nefrologia e de Urologia, alcançou o sucesso do procedimento. Com o passar dos anos outras equipes se especializaram e deram início a transplantes de coração (única equipe em SC até hoje), fígado, rim-pâncreas conjugado e córneas, proporcionando o marco de mais de 2.700 transplantes realizados na instituição, sendo 289 apenas em 2017.

Um dos médicos protagonistas dos transplantes renais no HSI, o urologista Dr. José Carlos Arenhart foi convidado junto com o nefrologista Dr. Itamar Thomé Vieira, a receber outra placa de homenagem por representarem naquele ato, todas as equipes de transplantes do Hospital Santa Isabel.

Para acompanhar a sessão estavam presentes algumas famílias doadoras, cada uma representando as inúmeras famílias de Santa Catarina, que em meio a dor foram solidárias e ajudaram a aumentar o número de doações no Estado. Três vezes maior em relação à média nacional por milhão de população, foram 282 doadores de múltiplos órgãos apenas no ano passado, resultando em um número significativo de vidas salvas. Representantes dos transplantados também estavam presentes, inclusive acompanhados de suas próprias famílias, todos expressando a gratidão pelo presente recebido.  

No decorrer da sessão as equipes envolvidas na logística que envolve a doação e os transplantes de órgãos no Estado, assim como as equipes de apoio e administração foram sendo chamadas para receber a justa homenagem do Parlamento Catarinense pelo trabalho realizado.

Dr. Ricardo Camargo Vieira - representante dos homenageados - emocionou a todos com o seu relato sobre ter tido a experiência de estar dos dois lados: como um membro da Comissão de Transplantes, e como um membro de família doadora ao dizer sim a doação, após a morte de seu jovem filho.  

O Coordenador da Central de Transplantes - Dr. Joel de Andrade, discursou logo após o Dr. Ricardo, e em meio a emoção, teve a missão de tentar explicar o motivo de tanto sucesso em relação a doação de múltiplos órgãos no estado: “Hoje Santa Catarina tem os mais bem treinados profissionais de saúde para detecção dos potenciais doadores, sua identificação e manutenção e para a entrevista familiar, que é uma etapa muito dura desse processo e que precisa de gente muito qualificada. Isso, somado à organização do sistema de saúde, nos levou aos índices que alcançamos”.

Para o Diretor Executivo Regional da ACSC – Hospital Santa Isabel, Sr. Juliano Petters, a homenagem recebida pela instituição além de ser um motivo de comemoração, é também um incentivo para que as equipes envolvidas continuem executando um excelente trabalho, pois todas, sem exceção, tem a missão divina de contribuir para ajudar a salvar vidas.” 

Homenageados:

- Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande
- Reitor da UFSC, Ubaldo César Balthazar
- Elisabeth Coll, da Organização Nacional de Transplantes da Espanha
- Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana dos Reis Nothen
- Anastásia Staack Camargo Vieira e Ricardo Camargo Vieira, pais de Samuel
- Presidente do TJ-SC, desembargador Rodrigo Collaço
- Promotora de Justiça Caroline Cabral Zonta
- Diretora do Hospital Municipal São José de Joinville, O melhor hospital doador, Vera Freitas
- Diretor do Hospital Santa Isabel, o melhor hospital transplantador, Dirceu Rodrigues Dias
- Presidente do TCE, Luiz Eduardo Cherem
- Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Valério Borges
- Comandante-Geral da PM, coronel Carlos Alberto De Araújo Gomes Júnior
- Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Luiz Ângelo De Assis Lacerda Moreira
- Enfermeira Coordenadora Hospitalar de Transplantes, Karolina Gava
- Coordenador Hospitalar de Transplantes, Marcelo Gambetta
- Carlos Arehnart e Itamar Thomé Vieira, representando todas as Equipes de Transplantes do Hospital Santa Isabel
- Holdarina Antunes de Menezes, do Instituto de Anatomia Patológica
- Médico Patologista José Caldeira Ferreira Bastos
- Diretor-Geral do Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso, Mateus Alexandre Zucolotto
- Diretora do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão, Patrícia de Toledo
- Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, enfermeira Helga Regina Bresciani
- Vice-Presidente Do CRM-SC, Rachel Duarte Moritz
- Irmã Mércia Lemes, Diretora-Geral do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
-  Coordenadora de Transplantes e Fundadora do Curso de Comunicação em Situações Críticas da ONT, Lúcia - Maria Del Carmen Segóvia Gomez
- Superintendente da PRF-SC, Carlos Magno Junior

Autor dos dados referente aos homenageados: Lisandrea CostaAGÊNCIA AL

Autor da matéria e fotos: Leticia Venera - Comunicação HSI



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal