Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

4 de maio de 2018

A Responsabilidade em minhas mãos

A higiene de mãos é um ato simples e faz toda a diferença na redução das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Hoje, 5 de maio, é o dia mundial de higiene das mãos definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 Quem assumiu a missão de cuidar e zelar pela segurança dos pacientes tem como dever atuar como protagonista frente a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Partindo desse princípio a mantenedora ACSC criou uma campanha para falar sobre a higiene de mãos e as enfermeiras da SCIRAS criaram a partir dela um “Termo de Compromisso”, que contém todas as principais informações sobre a importância de higienizar as mãos, incluindo os resultados positivos já obtidos com as campanhas anteriores.

Este termo foi entregue aos profissionais da saúde incentivando-as a fazer sempre o melhor se comprometendo a fazer uso das boas práticas assistenciais e a realizar a higienização das mãos em todos os momentos. Dessa forma os bons índices não só serão mantidos como terão cada vez mais melhorias, pois a qualidade na assistência permanece como o principal foco, reduzindo o sofrimento dos pacientes e familiares.

Conheça os temas adotados na Campanha de Higiene de Mãos:

OMS – Organização Mundial da Saúde: “Está nas suas mãos – previna a sepse no cuidado com a saúde”.

ACSC – Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente: “A responsabilidade em minhas mãos!”

Programa interno de Higienização do HSI, SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Grupo de Multiplicadores de Higiene de Mãos: “Consciência limpa: Eu pratico e você?”

Em 2017 o HSI registrou uma redução considerável na taxa de IRAS, foram 15,31% rem relação a 2016, isso graças ao ato simples de higienizar as mãos.

Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde, mas também pelas mãos dos cuidadores ou amigos e familiares que tenham contato direto com o paciente. Então, que tal aproveitarmos essa importante data para tornar um hábito a higiene de mãos? A responsabilidade é a palavra chave para a campanha desse ano e está em nossas mãos"!



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal