Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

11 de maio de 2018

HSI realiza abertura da Semana da Enfermagem com muita emoção

A Semana Nacional de Enfermagem começou no Hospital Santa Isabel hoje, 11/05, e terminará no dia 20 de maio. Serão dias com palestras e eventos voltados para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que tem o tema SAÚDE como meta de vida.

Dentro da área de enfermagem existem enfermeiros que ajudam os outros repassando seus conhecimentos, conferindo documentos com linguagem técnica como os que trabalham com auditoria de contas médicas. Há aqueles que atuam como professores em cursos, faculdades, os que trabalham com a educação continuada dentro dos hospitais, com a qualidade, medicina do trabalho, ou aqueles que trabalham com a prevenção, participando ativamente das mais diversas campanhas de saúde, que servem como alerta para evitar ou eliminar doenças, como é o caso das enfermeiras do serviço de controle de doenças relacionadas à assistência à saúde, por exemplo. Além dos já citados existem muitos outros, ou os que são mais conhecidos, pois trabalham na linha de frente: enfermeiros assistenciais, que contam com a ajuda dos técnicos e auxiliares de enfermagem para acompanhar, observar e ajudar os pacientes a passar por momentos difíceis e delicados até a recuperação de sua saúde ou o momento triste da partida, quando a família e os amigos também contam com eles.

A Gerente Assistencial Márcia Regina Fidauza, em seu discurso de abertura da Semana da Enfermagem (11/05), no período da manhã, no auditório do HSI, falou da história do Dia da Enfermagem, lembrando que o dia 12 de maio foi escolhido para representar “O Dia da Enfermagem” por se tratar da data do nascimento de Florence Nightingale – pioneira no tratamento de feridos de guerra - e o encerramento da semana no dia 20 - como sendo dia dos Técnicos e Auxiliares de enfermagem.

Márcia homenageou a Enfª Diane Furtado e sua equipe, pela implantação da Gestão da Qualidade no HSI, um setor que vem se dedicando diariamente a atingir as metas de qualidade estabelecidas para obtenção futura da certificação da ONA.

 Os presentes foram surpreendidos na cerimônia ao receberam em primeira mão, a nova revista “Enfermagem pela Excelência”, obra exclusiva da dedicação de diversos profissionais que se envolveram com a escrita científica dos artigos, revisão dos textos, escolha das imagens e diagramação da revista até a sua conclusão final.

 A cerimônia de abertura da Semana da Enfermagem também contou com a emoção do Enf. Clóvis (setor de compras), ao ser homenageado pelos seus 16 anos de dedicação ao HSI. Ele foi surpreendido pela presença dos seus familiares, que foram convidados sem que ele soubesse, para prestar junto com a Gerente Assistencial e seus colegas de trabalho, uma justa homenagem, com a intenção de que ele soubesse que é muito valorizado e importante na vida pessoal e profissional.

 Sr. Dirceu Rodrigues Dias, Diretor Executivo, falou da importância da profissão e estimulou os profissionais a lembrar de situações e pacientes que fizeram valer a pena o trabalho da equipe.

Dr. Luis Renato Garcez de Oliveira Mello, Diretor Clínico, comparou a Equipe de Enfermagem com o Corpo Clínico e disse que se surpreende a cada dia com a união que existe e sempre existiu entre os profissionais da área.

Para deixar a cerimônia ainda mais empolgante, a Gerente Assistencial - Enfª Márcia - chamou a Comunidade Santa Isabel e alguns enfermeiros que entraram no Auditório portando tambores, bateria e demais instrumentos de música e iniciaram com entusiasmo a tocar e cantar uma paródia da música de carnaval “Explode Coração”.

Por fim foi entregue, além do exemplar da revista já mencionado, uma flor, que representava o cuidado, com base no tema da Semana de Enfermagem 2018: A Centralização da Enfermagem nas Dimensões do Cuidado.



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal