Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

7 de junho de 2018

O que importa para você? é tema de ações e palestras no HSI

Associação Congregação de Santa Catarina, mantenedora do Hospital Santa Isabel foi a primeira instituição da América Latina a aderir ao movimento "O que importa para você?" em 2016.

Este é o terceiro ano consecutivo que o HSI junto com as demais Casas de Saúde da ACSC, promovem a campanha “O Que Importa Para Você?” A ação acontece entre o 28 de maio até o dia 29 de junho, período em que histórias reais que acontecem no dia-a-dia das casas de saúde durante todo o ano, são enviadas para a mantenedora ACSC.

O Movimento teve origem nos Estados Unidos em 2010, com Maureen Bisognano, do instituto norte-americano Healthcare Improvement. O objetivo é o de parar de perguntar “Qual o problema”? e estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, aprimorando o cuidado de saúde e a assistência social, ouvindo o paciente e realizando o que realmente importa, criando assim uma proximidade, gerando mais compaixão e empatia.

Uma das atividades para comemorar o dia mundial do movimento, celebrado em 06 de junho foi o de montar uma ação próximo aos cartões ponto em um corredor com bastante fluxo de funcionários. Como no Brasil junho também é marcado por festas juninas, a Gerente Assistencial Márcia Regina Fidauza, uma das responsáveis pela implantação do movimento no HSI, teve a ideia de montar uma barraquinha junina e fazer um mural com chapéus tendo como o tema: “Para quem você tira o chapéu?” O funcionário interceptado no corredor era convidado a escolher um dos chapéus, retirar ele do mural, ler a mensagem dentro dele e responder à pergunta se tiria ou não o chapéu para o que acabou de ler. Nas mensagens contidas dentro dos chapéus tinham frases sobre o amor em cuidar do próximo, a missão da instituição, assim como frases negativas como “falta de ética e comprometimento na rotina, falta de união”. Ao responder à pergunta, ele recebia um pirulito em formato de coração e era convidado a tirar uma foto. Trata-se de uma dinâmica simples, porém com a finalidade de estimular questionamentos, de disseminar o movimento aproveitando essa interação para falar sobre “O que importa para você?”

Além da ação, duas palestras abertas a todos os profissionais do HSI foram realizadas nos dias 06 e 07 de junho, no auditório da instituição, através de uma visitante especial: Camila Lorenz - Analista Corp. de Qualidade e Segurança do Paciente da ACSC. Com o tema “O que importa para você? - Mantenha ativa a voz do paciente”, Camila conseguiu explicar aos presentes como surgiu o movimento, a importância de ele ser posto em prática todos os dias pelas equipes multidisciplinares e o benefício que ele trás para as vidas em que ele toca. Diversos cases foram apresentados, histórias emocionantes de pessoas ao redor do Brasil e até mesmo do Santa Isabel, em que o simples ato de perguntar “O que importa para você?” pode transformar a vida do paciente, seus familiares e amigos.

Um diferencial do projeto, segundo a Gerente Assistencial Márcia Regina Fidauza é que além do paciente, o colaborador, o profissional da saúde, também deve ser “cuidado”, é importante para a instituição que ele se sinta bem para também poder cuidar dos pacientes. Pensando nisso, a Enfermeira Márcia em conjunto com a Equipe Interdisciplinar e apoio da Direção Técnica e Executiva incentivam dentro da instituição “O que importa para você?” voltado para os colaboradores. Uma das histórias contadas por ela ocorreu ano passado, quando uma enfermeira vinda de outro Estado do Brasil tinha o plantão no Dia dos Pais, estava longe de casa e morrendo de saudades da família. Seus colegas de trabalho organizaram uma vídeo-chamada surpresa no posto de enfermagem, para que ela pudesse dizer ao pai a importância dele na vida dela. Foi um gesto simples, porém repleto de emoção para aquela funcionária que passaria 12 horas trabalhando em prol dos pacientes. O fato de naquele momento o que realmente importava para ela, o gesto de carinho repassado a família, a motivou a trabalhar muito mais feliz durante todo o plantão e mostrou a ela que os sentimentos dela são importantes para instituição.

O que importa para você, envolve compaixão, aproxima relações que com o tempo pareciam certas de se manterem distantes, revela a importância de cada um ser, acima de tudo, um ser humano!



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal