Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

17 de agosto de 2018

Com o tema POSTURA a SIPAT 2018 do HSI traz muitas reflexões e aprendizados

De 13 a 17 de agosto, aconteceu no auditório do HSI a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT com o tema: "POSTURA"! A cerimônia de abertura ocorreu no dia 13/08, com a presença dos cipeiros, da Presidente da CIPA Psico. Adriana Rensi dos Santos, da Ger. Assistencial Enfª Márcia Regina Fidauza, da Ger. Adm. e Apoio Maria Luiza Sônego e demais colaboradores e médicos.

O palestrante convidado para falar sobre Postura Física - Ergonomia, foi o enfermeiro Edson Galisa. Ele alertou sobre a importância de mudar velhos hábitos para garantir mais qualidade de vida, pois o resultado da falta de ergonomia vem com o tempo. Edson também passou um alarmante dado: Blumenau possui em média 10% de sua população afastada por doenças relacionadas ao trabalho. E para não fazer parte dessa lista, é fundamental seguir as regras, como a NR 37 e se preocupar diariamente em estar aberto as mudanças que possam melhorar sua própria saúde. 
Após a palestra os cipeiros sortearam brindes aos presentes.

A psicóloga Viviane Giombelli foi a palestrante do dia 14/08 e nesse segundo dia de SIPAT o tema da palestra foi: "Postura Emocional - como as emoções nos afetam". Com muita dinâmica e total talento ela soube conduzir uma verdadeira terapia de grupo, com direito as pessoas "abrindo o coração", muitas opiniões compartilhadas, lágrimas, sorrisos... Certamente quem presenciou a dinâmica saiu de lá diferente, e por que não dizer, melhor? Sem dúvida, ter empatia, sensibilidade ao lidar com os colegas de trabalho e principalmente com os pacientes deve ser praticado diariamente. Olhar para dentro de si mesmo também ajuda muito, fazer algo que gosta... foram tantos aprendizados e tantas surpresas boas... Saber que todos tem problemas, mas, apesar disso, aprender a importância de tratar bem o outro, ou simplesmente oferecer um abraço, pode fazer toda a diferença no dia de alguém!

A palestra da SIPAT do dia 15/08 foi sobre “Postura Ética” com o jornalista e comentarista da NSC TV, além de colunista do Jornal do Santa, Valther Ostermann. Segundo ele, essas duas palavras “postura” e “ética” deveriam ser sinônimo uma da outra. Porém, não funciona desta forma. A ética é um conjunto de valores no qual acreditamos que nos torna uma pessoa melhor. Mas, nem sempre as pessoas colocam em prática estes princípios. E essa prática tão importante e necessária se chama postura!
Ele usou alguns exemplos:
Uma pessoa tem como ética o amor pela família. Acredita que se torna uma boa pessoa pelo envolvimento sentimental que ele tem por seus familiares. Porém, sua postura diante à família é contrária. Ele não os procura e não se importa. Isso significa que na teoria ele sabe o que tem que fazer, mas na prática não faz.
Como no caso da corrupção, que muitos dizem ser contra, mas vendem o seu voto. Outro exemplo foi mencionar as leis sobre racismo ou homofobia. Todo mundo sabe que não se deve julgar as pessoas pela sua cor ou orientação sexual, mesmo assim, foi preciso criar leis que inibem esse tipo de atitude. Ou seja, criam-se leis para coisas que sabem que não devem fazer!

No penúltimo dia de palestras da SIPAT, 16/08, o Hospital Santa Isabel recebeu o Pastor Vasni Ghermann Gonçalves da Silva, da Capelania do Hospital Santo Antônio. O tema foi sobre “Postura Espiritual” e retratou a importância da espiritualidade dentro do ambiente hospitalar. Segundo o Pastor Vasni, a aceitação de um tratamento quando a pessoa está espiritualmente tranquila, facilita a sua própria recuperação. Ele informou também, que no Brasil, 70% dos pacientes querem conversar com os médicos sobre a fé, isso torna ainda mais relevante tratar do tema dentro dos hospitais.
E como religião é um assunto muito delicado, o primordial é ter respeito com o paciente que tem uma religião diferente da religião do profissional que o está atendendo, ou até mesmo, com os que não querem um auxílio religioso. Por outro lado, ele alertou sobre o fanatismo contido em alguns seguidores fiéis, de religiões que não aceitam certos procedimentos e cuidados, e que acabam atrapalhando a recuperação do paciente. Tolerância, paciência e diálogo podem ser a chave para essas situações!

Fechando com chave de ouro a SIPAT 2018, no dia 17/08, o Dr. Bruno Trauczynski Neto falou sobre a "Postura Adequada em relação aos Acidentes". Segundo ele, entender as principais causas dos acidentes de trabalho é primordial para preveni-los, afinal quem quer de fato se machucar ou ferir o outro? A falta de atenção (grande vilã) provocada por diversos fatores como cansaço físico ou emocional, estresse, repetições (ergonomia inadequada, esquecimento ou uso incorreto do EPI), manuseio de materiais perigosos, são algumas das situações que ocasionam diversos acidentes. Quando não há um equilíbrio interno, um certo entusiasmo em relação ao próprio trabalho, a sensação de vazio toma conta, o esquecimento de coisas importantes e as distrações roubam o foco, tornam o profissional suscetível aos perigos habituais presentes em suas atividades diárias. Nesses casos, as mudanças de atitudes em relação a si mesmo, podem trazer esse equilíbrio de volta a vida. Preencher o vazio com o que realmente importa faz toda a diferença, como o próprio Dr. Bruno ensinou: "Seja um servidor, pois a necessidade de ajudar o outro evoca o seu potencial, te faz mais Humano, afinal, colocar o paciente em primeiro lugar preenche seu interior, e te faz descobrir que o amor de Deus é o segredo, o que estava faltando para que você pudesse se reconectar com a energia infinita."

Evitar acidentes é possível, o engenheiro, os técnicos de segurança do trabalho e os integrantes da CIPA se empenham muito nisso, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é a prova de que sempre há muito a se fazer, mas, há também muito a refletir... muito a aprender, pois é preciso focar mais naquilo que realmente vale a pena, e ter a coragem para mudar, quando necessário!

Gratidão a todos que participaram e a todos que acompanharam a SIPAT do HSI 2019 por aqui!



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal