Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

25 de outubro de 2018

Associação Congregação de Santa Catarina lança Programa de Cirurgia Robótica

O Programa de Cirurgia Robótica é a nova aposta da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) para expandir e integrar os serviços de sua rede de hospitais. Para dar início ao projeto, o Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC), agora conta com o serviço de cirurgia robótica do Hospital Santa Catarina, de São Paulo (SP). As Instituições fazem parte da Rede ACSC.

 Com a parceria, pacientes do Hospital Santa Isabel poderão ser encaminhados a São Paulo para realizar a cirurgia robótica no Hospital Santa Catarina, um dos principais centros de saúde do país. A cirurgia é um procedimento minimamente invasivo realizado com o robô Da Vinci Xi, tecnologia de última geração, e pode ser utilizado em diversas especialidades, como Ginecologia, Urologia, Oncologia e Gastroenterologia. A tecnologia do robô e a expertise da equipe proporcionam um procedimento com mais precisão, menos agressivo e com melhores condições de recuperação para o paciente.

 O robô possui quatro “braços”, sendo que um fica com uma câmera e os outros três realizam a operação. Todo o processo é comandando por um médico cirurgião especializado, que consegue visualizar a região do procedimento por meio de uma imagem 3D, que pode ser ampliada em até 15 vezes.

 “Nossos médicos já estão se especializando em cirurgia robótica, para que, além de acompanhar seus pacientes no Hospital Santa Catarina de São Paulo, possam, em breve, realizar o procedimento também. Queremos transformar a experiência de nossos profissionais e pacientes, oferecendo um serviço moderno, seguro e de alta qualidade para o Sul do país”, explica Dirceu Rodrigues Dias, diretor executivo do Hospital Santa Isabel, de Blumenau.

 O programa, porém, não está restrito aos médicos e pacientes do Hospital Santa Isabel. Outros profissionais da região também poderão ter acesso a esse serviço, tornando-se parceiros do Hospital Santa Catarina de São Paulo.

 Lançamento

 O Programa de Cirurgia Robótica foi lançado nesta quarta-feira, 24 de outubro, em um evento no espaço Moinho do Vale, em Blumenau. Na ocasião, Dirceu Rodrigues Dias, diretor executivo do Hospital Santa Isabel, Dr. Pedro Trauczynski, cirurgião do Hospital Santa Isabel, Juliano Petters, diretor executivo regional da ACSC, Alline Cezarani, diretora executiva do Hospital Santa Catarina, e Dr. Fernando de Andrade Leal, diretor técnico do Hospital Santa Catarina, apresentaram o programa aos médicos presentes.

 O evento contou com a palestra do Dr. Gustavo Guimarães, cirurgião robótico do Hospital Santa Catarina e grande nome da cirurgia robótica no país, que abordou as perspectivas de futuro para a área. Karine Leal, executiva de vendas da H. Strattner, empresa fornecedora do robô Da Vinci Xi no Brasil, também falou com o público sobre o equipamento.

 Durante o lançamento, um simulador do robô Da Vinci Xi esteve à disposição dos convidados para que eles pudessem conhecer melhor o funcionamento do robô.

 

Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 24 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de negócio no qual a totalidade do superávit, após satisfeitas as necessidades de investimentos e segurança financeira, é destinada para obras sociais, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, compromisso com as necessidades das comunidades e valores cristãos. Ao todo, são mais de 13.000 colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em sete estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a mais de 4.800 alunos, sendo 22% deles bolsistas. As entidades de saúde atendem mais de 630 mil pacientes/dia no ano e possuem 74% dos serviços conveniados ao SUS. Na assistência social, mais de 700 beneficiários são atendidos nas entidades.



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal