Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

30 de novembro de 2018

Minicurso e palestras abordam o modelo de Ciência da Melhoria na Prática

Na semana de 26 à 30 de novembro, o Hospital Santa Isabel comemorou a 2ª Semana da Qualidade. Promovido pelo Setor de Gestão da Qualidade da Instituição, em conjunto com a equipe do Programa 5S, foram desenvolvidas ações que incentivam e reforçam a busca pela melhoria contínua.

O dia 29 de novembro foi recheado de atividades. Pela manhã, a convidada Dra. Daniela Contage Siccardi Menezes, Gerente de Qualidade e Segurança do Paciente da Associação Congregação do Santa Catarina – RJ, ministrou o Minicurso Ciência da Melhoria para os 25 participantes selecionados. O curso abordou o modelo de melhoria adotado pela Associação Congregação Santa Catarina - ACSC, apresentando de forma simples e didática o método utilizado para aumento da qualidade. Os participantes também realizaram atividades práticas, nas quais exercitaram o aprendizado. Todos os participantes foram convidados a se tornarem multiplicadores de modelo e receberão certificados de participação ao final do curso.

Nos períodos da tarde e noite, dezenas de colaboradores, médicos e equipe multiprofissional participaram de palestra sobre o modelo de Ciência da Melhoria, cuja finalidade é conhecer um método, se for seguido, capaz de trazer grandes resultados, pois auxilia na identificação do problema, definição do objetivo, medição de resultados e planejamento de ideias de mudanças. Essas ideias são colocadas em prática, através do ciclo de PDSA - Plan, Do, Study e Act.

O objetivo do encontro foi incentivar as mudanças necessárias para a melhoria contínua dos serviços, com foco na segurança do paciente, visando a diminuição de erros. Dessa forma, poderemos reduzir a distância entre o serviço real oferecido e o serviço ideal. Dra. Daniela afirma que “para melhoria da qualidade é preciso redesenhar a forma como as coisas são feitas, para eliminar os erros”. Para alcançar as metas, é preciso avaliar o que queremos realizar, além de saber quais as mudanças precisam ser feitas. Em seguida, saber se a mudança trouxe resultado positivo.

Como reflexo de medidas qualitativas já adotadas pelo Hospital Santa Isabel, foram apresentados dados positivos da Instituição: a UTI está há 21 meses sem registros de infecção primária de corrente sanguínea e reduziu 92% dos casos de pneumonia associada à ventilação mecânica.

Todas essas ações visam a melhoria do serviço prestado pelo Hospital Santa Isabel para a comunidade. Melhorias devem ser adotadas porque, como disse a palestrante Dra. Daniela, “a gente pensa que não é paciente, mas podemos virar pacientes daqui uma hora”.

Ao final, os participantes da palestra receberam um brinde do Setor de Qualidade e Programa 5S do Hospital Santa Isabel, que incentiva economia e adoção diária de medidas de segurança e melhoria da qualidade.


Este texto tem colaboração de Diane Furtado dos Santos, da Gestão de Qualidade do Hospital Santa Isabel.



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal