Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

3 de janeiro de 2019

Dois mil e dezoito foi o ano com maior número de transplantes realizados no Hospital Santa Isabel

Mais de trezentos transplantes de órgãos foram realizados no Hospital Santa Isabel em 2018, sendo o ano com maior número de procedimentos do tipo. Os dados são da CHT, a Comissão Hospitalar de Transplantes. Ao todo, foram 333 cirurgias – 44 transplantes a mais que em 2017. O maior número foi o de transplantes de rins, com 166 procedimentos realizados. Segundo as informações do Ambulatório de Transplantes do Hospital Santa Isabel, a média é de 30 órgãos transplantados por mês. Apesar dos números positivos, é importante ressaltar que não se trata de captar e transplantar mais órgãos, mas salvar e prezar pela qualidade de vida dos pacientes.

Os meses de maio e outubro de 2018 são destaques, com 42 e 35 transplantes realizados respectivamente. Em maio, foram 26 transplantes renais e, em julho, foram seis transplantes de córneas.

O Hospital Santa Isabel guarda os dados de transplantes desde 1980 e é possível ver a evolução do trabalho de captação e transplantes de órgãos na instituição. Com os dados de dezembro de 2018, o Hospital Santa Isabel ultrapassa a marca de três mil órgãos transplantados.

 

Entre as cinco melhores de Santa Catarina

Ano passado, o Hospital Santa Isabel foi escolhido como um dos cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos para transplantes em Santa Catarina. A unidade é referência em transplantes de coração, córnea, rim, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e pâncreas isolado.

Na mesma ocasião, a Coordenadora de Transplantes da instituição, Gisélia Theiss, recebeu o Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem. Gisélia foi escolhida pela SC Transplantes para receber a homenagem.

O Hospital Santa Isabel é um dos cinco hospitais que mais realiza transplantes de órgãos no Brasil. O primeiro transplante aconteceu na década de 80, quando as equipes de Nefrologia e Urologia realizaram um Transplante Renal.

Em 2016, o HSI realizou o maior número de transplantes de fígado do país e, em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina.

Abaixo, é possível ver a tabela com os dados dos transplantes por ano e órgão.

Texto: Gabriel Silva

Fotos: Arquivo HSI



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal