Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

8 de março de 2019

Colaboradoras são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

As inspiradoras mulheres do Hospital Santa Isabel foram homenageadas durante o Dia Internacional da Mulher, 08 de março. As mais de 920 colaboradoras receberam flores e se divertiram com música ao vivo. Aquelas que trabalham no Centro Cirúrgico tiveram um momento de beleza. Foram orientadas a praticar a automaquiagem por uma assessora de imagem da Mary Kay, Maria Daniela Dela Justina Matuchaki. O objetivo foi proporcionar um momento de integração entre elas e inspirar autoconfiança e autoestima.

Toda essa ação é parte do agradecimento e reconhecimento que todas elas merecem. Maioria na área da saúde, dentro do Hospital Santa Isabel elas ocupam cargos em todos os setores, desde Higienização até Gerência. Além disso, a maior parte dos setores da instituição é coordenado por mulheres.

Durante o intervalo de almoço, colaboradores improvisaram uma banda e tocaram música ao vivo na porta de entrada dos colaboradores do Hospital Santa Isabel. O show foi acompanhado também por familiares de pacientes. Em dado momento, um colaborador fez uma homenagem à sua esposa, lendo um texto que fez para ela, com o tema “Mulheres que Inspiram”. Para a surpresa dele, a esposa foi trazida até o hospital e acompanhou a homenagem!

Um mural foi montado no corredor de acesso dos colaboradores, com homenagens para as mulheres inspiradores. Ali, fotos das esposas, das mães e de coordenadoras de setores. A data do dia 08 de março foi escolhida para ser o Dia Internacional da Mulher como um símbolo da luta feminina por uma sociedade igualitária.

 

A história de mulheres na saúde

 

- Adriana Melo – Apresentou provas da relação entre o vírus da Zika e a microcefalia

A médica brasileira foi a primeira profissional de saúde a apresentar provas da relação entre o vírus da Zika e a microcefalia. Adriana achou estranho a quantidade de casos de fetos com a malformação. Em amostras de sangue e tecidos de um bebê que veio à óbito, ela identificou a presença do vírus Zika.

 

- Zilda Arns Neumann – Fundadora da Pastoral da Criança

Fundadora e coordenada da Pastoral da Criança, a brasileira Zilda ajudou a criar o movimento que reduziu drasticamente a mortalidade infantil no Brasil. Pediatra de formação, foi uma das profissionais que ajudou a propagar o uso do soro caseiro no país. A mortalidade infantil caiu de 62/mil nascidos vivos (década de 80) para 20/mil nascidos vivos.

 

- Margaret Chan – Diretora Geral da OMS

A chinesa Margaret Chan é formada em medicina pela Universidade de Western Ontário. Em 2003, entrou para a Organização Mundial da Saúde e em 2006 foi nomeada diretora geral da instituição, cargo que ocupa até hoje. Chan liderou a OMS durante a epidemia do vírus Ebola que infectou mais de 23 mil pessoas em todo o mundo.

 

- Letitia Mumford Geer - Inventora da seringa

A norte-americana Letitia Geer, no final do século XIX, desenvolveu um método de aplicação de substâncias por meio de um pistão, que hoje conhecemos como seringa. O material revolucionou o atendimento na época de seu desenvolvimento, por sua praticidade. Até hoje a invenção de 1889 continua salvando vidas em todo o mundo.

 

- Gertrude Elion - Prêmio Nobel de Medicina em 1988

A bioquímica e farmacologista nova-iorquina Gertrude Elion fez parte da equipe que ajudou a desenvolver diversos medicamentos importantes, para tratamento da leucemia e prevenir a rejeição do transplante renal. Durante sua carreira desenvolveu 45 patentes e, em 1988, ganhou o Prêmio Nobel de Medicina.

 

- Françoise Barré-Sinoussi – Pesquisadora que descobriu o vírus HIV

A virologista francesa Françoise Barré-Sinoussi foi premiada com o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta do vírus do HIV em 1983, em uma pesquisa em parceria com Luc Montagnier. Durante mais de 30 anos, concentrou sua pesquisa no HIV / AIDS e foi fundamental na investigação e as ações em países pobres.

 

Fonte: Ministério da Saúde - https://goo.gl/RfkNKk

Texto: Gabriel Silva

Fotos: COCIEN - Comissão Científica de Enfermagem

Agradecimento especial à todos que tornaram esta ação possível! 



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal