Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

3 de abril de 2019

Filosofia de eliminação de desperdícios passa a ser implantada no Hospital Santa Isabel

Como podemos melhorar o atendimento ao paciente, eliminando desperdícios e acelerando o processo? Isso é o que a Associação Congregação de Santa Catarina, por meio do Hospital Santa Isabel, quer implantar em nossa unidade: a Filosofia Lean. Desenvolvido pela empresa japonesa Toyota, a filosofia Lean quer trazer a melhoria continua em todos os processos do Santa Isabel.

Para isso, é necessário que os gestores vão até o chamado “gemba” conhecido com o “chão de fábrica”, ou seja, local em que tudo acontece. É preciso ir aonde está o problema! Afinal, o maior problema é achar que não há nenhum problema. Mas, de que forma vamos aplicar um processo exemplar de produção de carros no atendimento ao paciente? É simples: as ações dos colaboradores do hospital precisam ser melhoradas, cada um com sua função bem definida, reduzindo erros na execução do serviço e trazendo agilidade através da padronização na hora do atendimento. Assim, com processos ágeis e bem definidos, o procedimento junto ao paciente será realizado apenas uma vez, sem erros e com qualidade (qualidade na fonte).

Para diminuir falhas, é necessário que cada colaborador do hospital esteja apto e disposto a pensar em meios para resolver os problemas. Assim, será possível encontrar em situações divergentes formas de crescimento para a instituição, sempre favorecendo o paciente. O Hospital Santa Isabel inicia a implantação da filosofia Lean pelo Centro Cirúrgico. Os participantes da equipe multiplicadora Lean estarão observando o funcionamento do Setor, analisando as causas raízes dos problemas, com a missão de propor contramedidas efetivas para melhorar os processos, que vão desde receber o paciente, passando pelo procedimento cirúrgico, e enviando o mesmo ao pós-operatório.

Texto e fotos: Gabriel Silva / Comunicação HSI



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal