Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

8 de maio de 2019

Higienização de mãos é tema de ação voltada aos colaboradores do Santa Isabel

O dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higiene das Mãos. Colaboradores do Hospital Santa Isabel foram abordados pelos profissionais do Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde – SCIRAS, sobre o tema higienização de mãos.  A ação, que trouxe um jogo de tabuleiro e brindes, tem por objetivo conscientizar sobre a técnica correta de higienização das mãos, enfatizar os 5 momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde e estimular o uso do álcool gel 70%. A ação também divulga o Modelo Assistencial de Enfermagem – MAE e estimula os profissionais sobre as interfaces do cuidado MAE, segurança do paciente e prevenção de infecções. A iniciativa vem do SCIRAS, com parceria do grupo de multiplicadores de Higiene de Mãos e do Departamento de Enfermagem do Hospital Santa Isabel.   

“Quando falamos de segurança do paciente, precisamos pensar primeiramente em higienização de mãos”, afirma Mirelli Elisa Alves, Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde - SCIRAS. “Se cada um fizer a sua parte, podemos evitar o sofrimento do paciente em relação as infecções e contaminações cruzadas”, completa.

O jogo, chamado Jogo da Segurança, contém 33 casas. Conforme o dado é lançado, o jogador percorre o tabuleiro, passando por desafios e pegadinhas. A ideia é promover a conscientização, trazendo ao colaborador do hospital a oportunidade de refletir sobre suas ações de higienização de mãos e cuidados com o paciente.

O intuito dessa ação é sensibilizar todos os profissionais que atuam nas dependências do HSI. “Quando se fala sobre a higienização das mãos, os profissionais atrelam essa ação como responsabilidade da equipe assistencial, mas é necessário desmistificar essa ideia! Todos os profissionais têm essa responsabilidade: copa, cozinha, higienização, manutenção e outras áreas do hospital”, afirma Mirelli.

Em 2019, o tema da campanha mundial Salve Vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela OMS e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é: “Cuidado Seguro Para Todos Está Nas Suas Mãos”.

 

Modelo Assistencial de Enfermagem – MAE

O MAE tem o objetivo de unificar e padronizar a conduta da equipe assistencial em todas as Casas de Saúde da Associação Congregação de Santa Catarina – ACSC. O Modelo Assistencial de Enfermagem é como um guia que comunica, integra e alinha a cultura organizacional, que busca resgatar e fortalecer a identidade da Enfermagem da ACSC e representará nosso jeito de ser e cuidar das pessoas que nos procuram e são assistidas por nós. “O objetivo é que o profissional execute seu trabalho com conhecimento, segurança técnica e sem danos ao paciente”, enfatiza a Gerente

O novo modelo surgiu a partir da combinação de duas dimensões: o Amor, representado por valores como humanização, união e respeito, espiritualidade, cuidado individualizado, diálogo e empatia; e a Ciência, por valores como ética, qualidade e segurança, conhecimento científico, liderança e gestão. Essas são as características que irão nortear o atendimento aos pacientes e familiares por todos os profissionais de enfermagem da ACSC.

Texto e fotos: Gabriel Silva

Colaboração: Mirelli Elisa Alves



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal