Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

5 de julho de 2019

Renomado especialista em neurocirurgia visita HSI e realiza cirurgias de coluna

A ACSC – Hospital Santa Isabel, recebeu a visita do Neurocirurgião Dr. Asdrubal Falavigna. Por meio do projeto “Professor Visitante”, desenvolvido pela entidade suíça AOSpine, o especialista realizou quatro procedimentos cirúrgicos de coluna no Santa Isabel, contribuindo para o crescimento da instituição com aulas, visita a pacientes e discussões de caso. Um dos pacientes já estava caminhando no dia seguinte ao procedimento cirúrgico. O objetivo da visita do Dr. Falavigna é potencializar o avanço dos procedimentos cirúrgicos de coluna já realizados pelos especialistas de Blumenau, avaliando a necessidade da aquisição de novas tecnologias para beneficiar ainda mais o paciente. O Hospital Santa Isabel é a primeira unidade hospitalar a contar com a visita do Dr. Asdrubal Falavigna num compartilhamento de experiências e técnicas para desenvolvimento dos procedimentos cirúrgicos. Todos os procedimentos realizados foram em pacientes do SUS.

Dr. Asdrubal Falavigna explica que o Hospital Santa Isabel foi escolhido “por ser um local que possui Residência Médica, é uma instituição reconhecida pela qualidade em serviços neurológicos e é considerado um centro de confiança para o início de um projeto deste porte”. Os procedimentos, acompanhados do atendimento ambulatorial dos pacientes, das discussões de caso, visita a pacientes internados e aulas, foram realizados nesta terça, quarta e quinta-feira.

Os pacientes que realizaram a cirurgia na quarta-feira já estão caminhando, como avalia o neurocirurgião Dr. Celso Bernardes, membro do Corpo Clínico da ACSC - HSI: “por serem procedimentos minimamente invasivos, a recuperação do paciente é mais rápida. A novidade na visita do Dr. Asdrubal é que ele veio para ensinar um procedimento específico, trazendo crescimento científico para o nosso Corpo Clínico”. O Dr. Falavigna afirma que “hoje em dia, o objetivo é fazer cirurgias com menores agressões ao paciente, resultando em alta hospitalar precoce. O Hospital Santa Isabel é especialista em procedimentos de alta complexidade, entre elas a Neurocirurgia. São seis médicos que atendem nesta especialidade.

 

Sobre o Dr. Asdrubal Falavigna

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Mestre em Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Coordenador do Curso de Medicina por 8 anos e, desde 2016, é Coordenador da Pós-graduação em Ciências da Saúde na área de Medicina I e Diretor do Centro da Vida da Universidade de Caxias do Sul. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq de Estudos Clínicos e Modelos Básicos de Patologias Raquimedulares e do Laboratório de Patologias Raquimedulares desde 2011. Recebeu a Comenda do Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 2017. Ano passado e este ano, o Dr. Asdrubal Falavigna recebeu o prêmio de melhor trabalho no Global Spine Congress 2018 que ocorreu, respectivamente, em Singapura e Toronto.

Texto e fotos: Gabriel Silva/Comunicação HSI.

 



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal