Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

25 de julho de 2019

HSI recebe Votos de Congratulação por ações de humanização no ambiente hospitalar

A ACSC - Hospital Santa Isabel recebeu Votos de Congratulação da Câmara de Vereadores de Blumenau através de Requerimento feito pelo vereador Bruno Cunha. O reconhecimento vai para a realização do projeto “O que importa para você?”, que leva cuidados emocionais aos pacientes que estão sob tratamento hospitalar.

O vereador Bruno Cunha foi recebido pela Doutora Marianne Ramos de Lima e Silva, Diretora Técnica do Hospital Santa Isabel e Médica do Grupo Humanizar. Ela representou, além da Direção e do Corpo Clínico da Instituição, a Gerente Assistencial Marcia Regina Fidauza e a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), atual administradora do hospital, pioneira, na América Latina, a aderir à campanha o O que importa para você?, em 2016. De acordo com a Dra. Marianne, toda a equipe da instituição comprou a ideia: “foi um projeto que atingiu o coração do hospital! Isso é, para nós, muito importante”.

Para o vereador, o projeto “O que é importa para você?” é fantástico: “eu só tenho que parabenizar ao hospital, porque é uma forma de dar atenção especial em relação ao ser humano”, comentou ao entregar os Votos de Congratulação. A Diretora Técnica, Dra. Marianne, completa: “Sem dúvida alguma que isso influencia na recuperação do paciente. Quando o paciente percebe que ele é o centro da assistência que estamos prestando, isso faz toda a diferença para ele! Ele sabe que os valores dele serão respeitados, que os desejos dele serão respeitados”.

O projeto completou três anos dentro do Hospital Santa Isabel em junho, mas foi idealizado pelo instituto norte-americano Healthcare Improvement em 2010.

 

Ações que marcaram o primeiro semestre de 2019

Algumas ações marcaram os seis primeiros meses deste ano. Uma delas é a ida de um paciente da UTI até a formatura do filho, no Teatro Carlos Gomes. Ele foi acompanhado da equipe da UTI, médicos, enfermeiros, psicóloga e fisioterapeutas, que contribuíram na organização desse momento tão importante para toda a família. O Serviço de Psicologia do Hospital Santa Isabel entrou em contato com a comissão de formatura que fez a ponte entre o HSI e a empresa organizadora da colação de grau. Eles prepararam um camarote especial, para que o homem sob os cuidados médicos pudesse ficar mais à vontade. Relembre esse caso aqui.

Outra ação é do paciente Nelson Rodrigues, que realizou transplante de fígado e, no dia da alta hospitalar, comemorou seu aniversário de 61 anos. Emocionado, Nelson apresentou uma música que fez para o novo órgão que recebeu. A música diz: esse fígado é meu. Obrigado Senhor e pra quem me deu. Por falta de cuidado não perco não. Vou cuidar bem dele para não acontecer o que aconteceu. Relembre esse caso aqui.

A paciente Kelly ganhou dois novos corações. Um veio de um doador, para que ela pudesse ter nova chance de vida. O outro é de pelúcia, num chaveiro, para ela sempre lembrar do Hospital Santa Isabel e dos profissionais que aqui trabalham. A iniciativa foi tomada quando Kelly respondeu que o que importava para ela era tirar uma fotografia com cada profissional que a atendeu. A Unidade Nossa Senhora Aparecida, setor de transplantes do Hospital Santa Isabel, preparou um álbum com as fotos que ela tirou com o pessoal e o chaveiro. E o pedido feito pela equipe foi: “volte, mas para nos visitar”. Relembra essa história aqui.

Texto e fotos: Gabriel Silva/Comunicação HSI.



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal