Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

11 de novembro de 2019

Consumo de refrigerantes e alimentos industrializados é um perigo no verão

Altas temperaturas pedem cuidados especiais com o consumo de alimentos e bebidas. Os refrigerantes, por exemplo, devem ser evitados. De acordo com a Nutricionista Carolina Andriolli, uma das responsáveis pela alimentação dos colaboradores do Hospital Santa Isabel, “o refrigerante, bem como muitas bebidas industrializadas, não é nada saudável, pois contém muitos aditivos químicos, corantes e açúcares que não matam a sede”. Para os sucos prontos, vendidos em caixas, é importante verificar a lista de ingredientes, pois a maioria segue o mesmo princípio dos refrigerantes, apesar de muitas empresas venderem o produto como saudáveis por utilizar a polpa da fruta. 

Na hora de ir para à praia, é importante cuidar na hora de comer. Carolina explica que o ideal é consumir alimentos leves e refrescantes, como frutas in natura ou desidratadas, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), ovos de codorna, milho verde sem gordura e pouco sal, porções de legumes (tomate cereja, pepino, cenoura), polpa de coco, açaí sem adição de açúcares e gorduras, e sanduíches naturais.

“É preciso prestar atenção na forma de armazenar estes alimentos levados à praia, pois com o calor, podem estragar. O ideal é levar em lancheiras ou caixas térmicas com gelo e ficar atento aos alimentos vendidos em isopor ou mal armazenados, para evitar riscos de intoxicação alimentar”, explica a especialista. A dica principal é: quanto menos industrializado, melhor! “E jamais esqueça da água, independentemente da quantidade de outras bebidas que consumir”, completa.

Sobre as frutas, as da época são sempre as melhores opções. O verão é uma estação de frutas bem refrescantes como o abacaxi, acerola, laranja, maçã, melancia, pera, uva, melão e manga. É importante evitar a sensação de comer demais e de alimentos de difícil digestão – os gordurosos, fritos e grandes quantidades de carnes. Estes acabam pesando no estômago e aumentam a sensação de calor. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois não matam a sede e podem causar dilatação do estômago. O álcool, no caso, desidrata o organismo. O ideal é consumir intercalando com água e sempre com moderação!

“No verão as pessoas estão bastante preocupadas com a estética, porém vale salientar que devemos priorizar a saúde, procurando ter uma alimentação variada, contendo opções saudáveis de todos os grupos: proteínas, gorduras e carboidratos. Viver só de frutas não é uma boa opção”, alerta Carolina Andriolli. Por isso, seguindo estas dicas para não ter problema de saúde no verão, é só aproveitar a praia ou a piscina. Use protetor solar e fique sempre perto de postos guarda-vidas.

Texto: Gabriel Silva/Comunicação HSI. 

Com colaboração de Carolina Andriolli.

Fotos: Banco de imagens.



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal