Hospital Santa Isabel Ciência e carinho dedicados à vida
  • aumenta fonte
  • diminui fonte

Informe

DOR DE CABEÇA

Dores faciais, de ouvido e de cabeça, em geral, podem ser causadas por inúmeros fatores, como estresse, transtornos de ansiedade, distúrbios do sono, sinusites, hipertensão, uso excessivo de medicamentos, traumatismos na cabeça e pescoço e, ainda, causas mecânicas como oclusão dentária e desordens na coluna cervical.

Na cabeça, quase toda estrutura é sensível à dor; músculos, pele, articulações e artérias. Se uma delas está desequilibrada pode se inflamar e, então, surgir a Cefaléia (dor de cabeça).

Os músculos craniomandibulares e as ATMs são fontes significativas dessas desordens. O Bruxismo, caracterizado por severas contrações musculares com alta incidência na população, é considerado uma ampla fonte desses eventos.

Com o passar do tempo, essas dores tornam-se mais complexas e difíceis de serem diagnosticadas. A evolução dos estudos nesse campo determinou que a abordagem e o controle dessas dores sejam multidisciplinares. Atualmente, a odontologia, através da especialidade “Disfunções temporomandibulares e Dores orofaciais” está qualificada para este trabalho.

Nos tratamentos, além de medicamentos, podem utilizar: eletroterapia com laser, tens e microcorrentes, bloqueios infiltrativos, fisioterapia, aparelhos bucais, equilíbrio dos dentes, entre outros.

Contribuiu o Dr. Márcio José Albani

Mais Informes

CIHDOTT WEBMAIL Sociedade Divina Providência Hospital Santa Isabel - Rua Floriano Peixoto, 300 - Centro - Blumenau - SC - CEP: 89010-906 - Fone: (47) 3321-1000