Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Portal de novidades
Santa Isabel

22 de maio de 2015

Revista Gazeta Hospitalar - 2º Semestre 2014

EDITORIAL:

AMABEL = AMA + BEL = “Ama o Hospital Santa Isabel”! Foi com esse pensamento que alguns amigos decidiram dar as mãos e criar a ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL SANTA ISABEL, há 10 anos.

Palavras sem ações são esquecidas e jogadas ao vento. Nossas ações são em prol de uma entidade que dá atendimento em saúde, com uma ocupação de 73°/° de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A missão da AMABEL é contribuir para que o Hospital Santa Isabel tenha uma gestão auto-sustentável, envolvendo a comunidade, consolidando-o como centro de excelência na saúde.

Nesses 10 anos de atuação já conseguimos realizar vários projetos, com a ajuda para conseguir verba Federal para o Projeto de Prevenção para Novas Calamidades e Prevenção de Incêndio, contemplando o heliporto, geradores de energia elétrica, sistema de para raio e de sinalização Emergência, portas cortam fogo, escada de emergência.

O projeto Adote um Quarto também torna nossa missão possível.  Já foram reformados  um total de 105 quartos, dos 120 quartos existentes no HSI. Devemos lembrar estas reformas tem como objetivo os setores mais agradáveis, confortáveis aos pacientes que nela vierem internar e também priorizar um novo layout, com instalações elétricas, gazes medicinais, piso hospitalar, banheiros revitalizados ou a construção de banheiros onde não existiam.

Conseguimos no ano de 2014, em parceria com o Voluntariado da Saúde do Hospital Santa Isabel, equipar todos os quartos com atendimento pelo SUS, com ar condicionado e televisão, tornando a estadia dos nossos pacientes mais humanizada.

Este projeto só é viável com a colaboração da comunidade, formada por médicos, empresários, políticos e os amigos, através de doações de recursos financeiros ou de materiais, para que possam ser utilizados nas reformas.

A cada ano, um novo desafio! Isso nos traz motivação para superarmos as dificuldades. Dificuldades essas que surgem o tempo todo, seja através de novas normas da ANVISA,  as quais o hospital tem que se adequar ou na busca de recursos para as reformas.

No ano de 2014, com continuidade em 2015, estamos realizando a reforma do 4º andar, a Unidade Coração de Jesus -Cardiologia. É grande esse desafio devido ao tamanho da área a ser reformada, mas, temos certeza que com ajuda dos amigos, alcançaremos nosso objetivo.

Em 2014, foi realizado o 10° jantar, evento que tem o objetivo de homenagear os nossos parceiros do Projeto Adote um Quarto e também políticos que destinaram verbas para os projetos do HSI e também outros parceiros que tiveram destaque dentro do Hospital.

Ser voluntário e fazer parte de um grupo como a AMABEL, nos ensina a enxergar mais a frente. Nos ensina a ver o quanto nossa vida é abençoada e o quanto podemos fazer para ajudar ao próximo. Por isso, estamos aqui há 10 anos e muitos outros ainda hão de vir.

Para encerrar quero citar um trecho de um poema de Cora Coralina: “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.”

Este pensamento, de uma grande poetisa que admiro, se complementa com o que disse Zilda Arns, famosa por seu trabalho junto a Pastoral da Criança: “O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer.

 É, desta forma, seguindo a inspiração destas mulheres fortes e corajosas, que estamos realizando nosso trabalho na AMABEL.          

Lúcia Maria Pires Dobuchak - Presidente da AMABEL.

Acompanhe as principais notícias do último semeste de 2014 e Boa Leiturra!

          



Compartilhe nas redes sociais

Confira outras novidades do portal