Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Hospital Santa Isabel

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO (EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO)

Atualmente o HSI é considerado como Hospital de Referência para atendimento aos portadores de DII.


No último ano, o Hospital Santa Isabel constituiu a Equipe de DII (Doenças Inflamatórias Intestinais) formada por médico gastroenterologista especializado em DII (Juliano Coelho Ludvig), nutricionista (Emanuela Ueno), enfermeira (Patricia Bortolin), que vem se especializando no atendimento destes pacientes. Emanuela e Patricia tem participado de reuniões nacionais com os profissionais que atuam nesta área. A equipe de DII possui um sistema de aviso no TASY que com a ajuda do médico assistente solicita o atendimento quando um paciente precisa de avaliação da Equipe de DII.  O acompanhamento é feito durante toda a internação, com discussões dos casos e visitas da equipe.

Juliano Coelho Ludvig MD -  Chefe da Equipe de DII do HSI

Gastroenterologia & Endoscopia Digestiva Doenças Inflamatórias Intestinais

Contato: (47) 3041-0115

Abaixo algumas informações sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais:

 

O que são Doenças Inflamatórias Intestinais(DII)?

     As DII compreendem patologias que tem como característica o surgimento de processo inflamatorio  no sistema digestório, principalmente os intestinos (delgado e grosso), de causas ainda não totalmente conhecidas. A Doença de Crohn (DC) e a Retocolite ulcerativa idiopática (RCUI) são as mais conhecidas.

São estados de longa evolução, crônicas,com surtos de agudização e acalmia (remissão).Embora não se saiba todo o processo causal,entende-se que há interação genética (já descoberto genes relacionados),ambiental e comportamental.

A retocolite ulcerativa (RCUI) se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do reto e cólon (intestino grosso). Somente este intestino é afetado, poupando o intestino delgado. A inflamação é máxima no reto e pode estender-se por todo o cólon de modo contínuo. Os sintomas incluem diarréia, com ou sem sangramento  e freqüentemente dor abdominal.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória que pode atingir todo trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte final do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. Habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso. Os sintomas podem variar de leve a grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn e RCUI podem ter vidas ativas e produtivas.

2. Como é feito o tratamento? Quais as novas tecnologias?

R: Por não se conhecer completamente os fatores causais, muitas vezes o diagnóstico é tardio. Entretanto nos últimos anos, houve um grande avanço no seu entendimento, nos exames diagnósticos e por conseqüencia no tratamento, contemplando aos portadores uma melhor qualidade de saúde.

Endoscopia, colonoscopia, Tomografia computadorizada, ressonância, RX, cápsula endoscópica e exames laboratoriais específicos tem sido cada vez mais usados tanto para descobrir a doença bem como seu acompanhamento.

Até poucos anos dispúnhamos somente poucos medicamentos para tratar estas inflamações, o que sabemos hoje, não traziam nenhum benefício aos pacientes.Atualmente dispomos  de um arsenal terapêutico muito maior, e o que é mais importante, sabemos quando, como e de que forma usá-los, baseados em extensos estudos científicos, oferecendo uma maior segurança.

Atualmente está claro que o atendimento dos portadores de DII deve ser multidisciplinar, envolvendo gastroenterologista, proctologista, cirurgiões, radiologista,nutricionista, psicologa,enfermagem especializados nestas patologias, uma vez que se trata de patologia com caracteristicas especiais.

Estamos, como gastroenterologista e endoscopista,nos dedicando e se especializando nas DII há15 anos, ja tendo adquirido experiencia nos atendimentos destes pactes.Fazemos parte da GEDIIB ( Grupo Brasileiro de Estudos das DII no Brasil) e Ha 10 anos somos coordenador da ABCD Regional Blumenau, onde realizamos reunioes mensais, no HSI, com portadores e familiares com o objetivo de divulgar e informar sobre as doenças.

3. O que é ABCD?

R: A Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn – ABCD, é uma ONG moldada em outras entidades mundiais (EUA, Europa) que têm como finalidade  reunir os portadores dessas doenças e os profissionais que lidam com elas para propiciar a troca de experiências e facilitar a difusão das informações de que seus pacientes necessitam.Para isso realizamos reuniões mensais com os portadores e familiares, onde participam equipe de profissionais multidisciplinares.Em Blumenau estas reuniões acontecem sempre na última quarta feira de cada mês, no anfiteatro do centro de estudo do Hospital Santa Isabel, ás 19: 30 hs.Além disso promovemos intercâmbio com órgãos e instituições internacionais, permitindo a troca de experiência e atualização permanente.A cada 3 meses é publicada material impresso especializado, chamada de revista FOCO, além de material informativo educacional. Entendemos que com a disseminação da informação, muitos anseios encontrados pelos portadores e familiares são esclarescidos e com isso nota-se um grande salto na qualidade do tratamento.

Sites para pesquisa:

http://www.esadi.com.br/

http://www.gediib.org.br/

http://abcd.org.br/