Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Hospital Santa Isabel

O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?

Por um cuidado centrado na pessoa!

 O Hospital Santa Isabel, acompanhado dos demais profissionais das Casas de Saúde da ACSC, é convidado a participar da campanha internacional “O que importa para você”? (“What Matters to You?”). A ação é realizada pelo instituto norte-americano Healthcare Improvement desde 2010. O objetivo é parar de perguntar “qual o problema?”, mas estimular conversas significativas entre profissionais e pacientes, aprimorando o cuidado de saúde e assistência social, ouvindo o paciente e realizando o que realmente importa para ele.

  

Como funciona?

Os profissionais abordam os pacientes, nas Casas de Saúde, e os idosos residentes nas Casas de Assistência Social, perguntando “O que importa para você?”. Após ouvir, em conjunto com os demais colaboradores, buscam alternativas para pôr em prática os pedidos.

 

Por que aderir a este movimento?

Para focar naquilo que realmente importa, pois, partindo da experiência e das evidências, ter esta atitude pode levar a grandes melhorias. O objetivo é aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, por meio do melhor entendimento das necessidades que realmente importam na vida das pessoas. Esta percepção é crucial para que o profissional de saúde construa uma relação de confiança com o paciente e adeque o cuidado às reais necessidades e anseios daquela pessoa, ajudando-a a seguir em frente.

 

Veja alguns exemplos de histórias contadas por pacientes que já participaram da campanha:

– “Eu gosto de tomar meu remédio para Alzheimer no mesmo horário que costumo tomar em casa, e não nos horários pré-estabelecidos na rotina do hospital.”

– “É muito importante que minha neta esteja envolvida em todas as discussões sobre meu cuidado. Ela é a principal pessoa em minha vida.”

– “Ir lá fora importa muito para mim. Quando tenho um dia difícil, estar ao ar livre me ajuda a achar espaço e pensar com mais clareza.”

- “É importante para mim ir até a formatura do meu filho”.

 

Quando você tem este tipo de conversa sobre as coisas que realmente importam para as pessoas, ajuda o profissional de saúde a fazer seu trabalho de forma mais efetiva e contribui para que a outra pessoa viva a vida que importa da forma mais plena. É um ganha, ganha!

O cuidado centrado na pessoa requer atenção plena às necessidades do paciente. Participar deste movimento é, sem dúvida, contribuir com a redução do sofrimento e ser a diferença no cuidado seguro prestado aos nossos pacientes!

Conheça um pouco mais sobre a campanha acessando o Hotsite criado pela ACSC, mantenedora do HSI:

http://www.acsc.org.br/oqueimportaparavoce/



Em breve... Estamos coletando informações para compartilhar com você!

A visita da Meg

Jessica foi internada com diagnóstico de doença mista do tecido conjuntivo. Em atendimento com a psicologia, percebeu-se que o importante para Jessica era a presença dos familiares e sua cachorrinha, a Meg. No dia 1º de junho, com a ajuda da Enfermeira Maura e dos familiares – mãe e avô – foi possível a visita da Meg. O resultado foi emoção e alegria. O encontro contribuiu para a melhora do quadro emocional da paciente, proporcionando bem-estar durante sua internação.

Bordado Ponto Cruz

A Sra. Lenir, de 65 anos, relatou que gostava muito de fazer o bordado de ponto de cruz. Prontamente, a Equipe Multidisciplinar se reuniu e fez uma “vaquinha” para comprar todos os materiais necessários para o bordado. Assim, realizamos o desejo da nossa paciente.

Batata Doce

O Sr. Dimas, de 71 anos, chegou ao Hospital Santa Isabel para avaliação pré-transplante cardíaco. Durante a internação, Dimas fez uso de Terapia Nutricional Enteral com uso de sonda por 19 dias. Aos poucos, evoluiu para dieta via oral. Com a evolução, o Sr. Dimas comentou que o seu desejo era comer batata doce.

Após 2 dias de sua solicitação, durante o almoço, uma das nutricionais viu que no cardápio havia batata doce e logo lembrou do paciente. Logo, a nutricionista e a copeira entraram no quarto do paciente com a bandeja com batata doce. O paciente sorriu e disse: Vocês são uns anjos!

Um Feliz Aniversário inesperado!

Viviane, de 29 anos, realizou o primeiro transplante hepático em 2011, o segundo em 2013 e o terceiro em 2016. Novamente, Viviane foi informada sobre um quadro de rejeição crônica, e precisou seguir em tratamento.

A equipe multidisciplinar observou que a paciente faria aniversário hospitalizada e solicitou um bolo para comemorar com ela, já que naquele dia ela estava sozinha - sem o esposo e filhos que moram longe. A equipe de Nutrição comprou um cupcake com velinha, alguns docinhos e providenciaram balões. O “Parabéns a você” foi cantado e tocado de forma festiva!

Em atendimento com a psicóloga, o esposo de Viviane agradeceu muito pela ação da equipe, pois a família estava frustrada por não conseguir vir a Blumenau num dia tão especial para Viviane.

A visita de Nina, a cachorrinha de estimação

A paciente Alzira, de 90 anos, foi internada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Ao longo do tratamento, quando perguntaram o que poderia deixá-la feliz, Alzira respondeu: “Queria tanto ver minha Nina”!

A equipe se mobilizou para que a paciente pudesse reencontrar Nina, a cachorrinha de estimação. Após entrar em contato com os vizinhos da paciente e acertar todos os detalhes, o encontro inesquecível aconteceu na recepção do Hospital Santa Isabel, sob os olhares emocionados de médicos, enfermeiros e equipe de higienização. Dona Alzira voltou a sorrir!

O Chá de Bebê de Ester

Marcos, um paciente de 25 anos, foi internado após sofrer um acidente de moto. Durante o atendimento da equipe de enfermagem, ele e a esposa Ester, que está grávida, relataram sua preocupação: - o casal não teve tempo para comprar berço, roupas e fraldas por conta da internação de Marcos. De surpresa, eles ganharam um Chá de Bebê, com diversos presentes para Ana Vitória, prevista para chegar em julho.

A Equipe Multidisciplinar auxiliou na ação. Ester se emocionou ao perceber que o Hospital Santa Isabel se preocupou com cuidados que vão além das paredes do hospital. O casal ganhou roupinhas, produtos de higiene do bebê.