Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Hospital Santa Isabel

CIRURGIA ROBÓTICA

A cirurgia robótica ou cirurgia laparoscópica assistida por robótica, uma técnica minimamente invasiva, disponível para o tratamento de diversas patologias, pode beneficiar pacientes na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, na redução de perdas sanguíneas durante o procedimento, no menor tempo de permanência no hospital e ainda oferece a oportunidade de retorno mais rápido às suas atividades diárias.

O robô-cirurgião

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, conduzido por um cirurgião especializado e habilitado. O médico faz todo o procedimento numa espécie de cabine, chamada de console, que contém os controles manuais, painéis auxiliares e pedais. Por ali, o médico terá acesso ao procedimento numa visão 3D e vai controlar os quatro braços do robô cirurgião - sendo que um fica com a câmera e os outros três realizam o procedimento. O aparelho possibilita aos cirurgiões acessar locais considerados difíceis em cirurgias complexas e realizar incisões mais precisas. O robô utilizado no Hospital Santa Isabel é o modelo Da Vinci SI – um dos mais modernos do mundo.

Benefícios para os pacientes

O alto nível de segurança do procedimento e a precisão garantida pelo robô Da Vinci Si trazem grandes benefícios aos pacientes:
• Menor tempo cirúrgico
• Cortes menores e menor sangramento
• Menor tempo de internação
• Diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas
• Rápida recuperação no período pós-operatório
A cirurgia robótica é uma grande aliada nos procedimentos cirúrgicos em que os espaços são limitados ou em que é necessário o detalhamento do órgão explorado. Além disso, tem a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e delicados, e com melhor ergonomia. Como as pinças são pequenas, o procedimento é menos invasivo, o sangramento é menor e o pós-operatório é menos dolorido. O risco de infecção hospitalar também é menor, pois as incisões são pequenas se comparadas com as cirurgias convencionais. 
Outra vantagem importante é que um programa com inteligência artificial suaviza tremores nas mãos do cirurgião: se alguma ação imprevista acontecer, como um movimento acidental, o sistema é travado automaticamente, protegendo o paciente.
As especialidades mais beneficiadas pela cirurgia robótica são: urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal.

Sala cirúrgica e equipe

O centro cirúrgico conta com os mais avançados equipamentos para cirurgias de grande porte. A estrutura dispõe de equipe assistencial altamente especializada, pronta para atender urgências e emergências 24h. Em todos os procedimentos robóticos há uma equipe prestando cuidados diretamente ao paciente, monitorando sinais vitais e auxiliando o cirurgião robótico. Todos os profissionais que trabalham na execução de uma cirurgia robótica são devidamente capacitados para lidar com o robô-cirurgião. Os enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos recebem treinamento exclusivo da representante do robô no Brasil. O processo de limpeza e desinfecção da sala cirúrgica, antes e depois de cada procedimento, segue normas de desinfecção terminal propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Reduzindo desta forma o risco de infecção hospitalar e melhorando a segurança do paciente. Caso seja necessário, o Hospital conta com 30 leitos de UTI individualizados e equipes especializadas para garantir a segurança dos pacientes. Embora, a expressão “UTI” cause temor, trabalhamos para tornar este ambiente confortável e menos traumático, seguindo padrões internacionais de segurança.

Acomodação

Com atendimento diferenciado e todo o apoio de uma Equipe Multidisciplinar que oferece o atendimento médico, psicológico, nutricional, de enfermagem e fisioterapia ao paciente internado, o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel oferece o que há de melhor em hotelaria hospitalar no Vale do Itajaí. A Unidade Santa Isabel tem estrutura física de alto padrão para atendimento médico, trazendo conforto ao paciente e aos acompanhantes. Os apartamentos da Unidade Santa Isabel contam com leitos individualizados, sala de estar, banheiros, isolamento acústico, móveis hospitalares de última geração, recursos audiovisuais, internet, mobiliário decorativo e serviço de hotelaria personalizado.

Acolhimento

Para tornar o período de internação mais acolhedor, o HSI conta com a Pastoral e Espiritualidade para levar uma palavra de conforto a quem necessita. Pacientes que professam outros credos, que não o católico, podem contatar a Pastoral e Espiritualidade para receber atendimento espiritual dos seus respectivos representantes.