TRANSFUSIONAL (COMITÊ)
O Comitê Transfusional (CT) é um grupo de profissionais de diferentes especialidades responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância, num serviço de saúde. Tem como objetivos principais: melhorar as práticas hemoterápicas da instituição; aumentar a segurança transfusional; otimizar o uso dos hemocomponentes; reduzir os erros transfusionais; estreitar a relação do serviço de Hemoterapia e os diversos serviços do hospital e criar um programa efetivo de revisão da utilização de hemocomponentes; promover educação e atualização continuadas em hemoterapia; atender às exigências legais.
Cada instituição – hospital público ou privado, ambulatório, núcleo hemoterápico, hemocentro – deverá ter o seu Comitê Transfusional, tendo a obrigação de se manter atualizado nos temas pertinentes à hemoterapia e à hemovigilância e deve constituir-se num fórum educativo.
Sua estrutura organizacional deve considerar a complexidade, as características e as normas de cada instituição e se adequar às mudanças que podem ocorrer na mesma.
Membros do Comitê transfusional do Hospital Santa isabel:
Instituído em: Agosto de 2010
No dia 14/06/2004 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a RDC Nº. 153, que determina o Regulamento Técnico para Procedimentos Hemoterápicos no País. A Resolução também estabelece que as instituições que mantêm atividades de hemoterapia devem constituir um Comitê Transfusional, composto por pessoal técnico, administrativo e auxiliar.
O Art. 8º. Parágrafo 1º da PM 1353, de 13/06/11, estabelece que o Comitê tem como função o monitoramento da prática hemoterápica nas instituições de assistência à saúde, incluindo atividade educacional e de hemovigilância e a elaboração de protocolos de atendimento de rotina hemoterápica.
Membros:
- Dra. Marianne Ramos de Lima e Silva - Diretora Técnica
- Dr. Delson Morilo Langaro - Médico Responsável Técnico da Agência Transfusional
- Enfª. Fernanda Maria Sirtolli Stolf - Coordenadora da Agência Transfusional
- Caroline Vidal Vieira Bernardes- Especialista de Segurança e Experiência do Paciente