Rua Floriano Peixoto, 300
Centro - Blumenau - SC
47. 3321-1000
Busca no site

Hospital Santa Isabel

TRANSFUSIONAL (COMITÊ)

Comitê Transfusional (CT) é um grupo de profissionais de diferentes especialidades responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância, num serviço de saúde. Tem como objetivos principais: melhorar as práticas hemoterápicas da instituição; aumentar a segurança transfusional; otimizar o uso dos hemocomponentes; reduzir os erros transfusionais; estreitar a relação do serviço de Hemoterapia e os diversos serviços do hospital e criar um programa efetivo de revisão da utilização de hemocomponentes; promover educação e atualização continuadas em hemoterapia; atender às exigências legais. 

Cada instituição – hospital público ou privado, ambulatório, núcleo hemoterápico, hemocentro – deverá ter o seu Comitê Transfusional, tendo a obrigação de se manter atualizado nos temas pertinentes à hemoterapia e à hemovigilância e deve constituir-se num fórum educativo. 

Sua estrutura organizacional deve considerar a complexidade, as características e as normas de cada instituição e se adequar às mudanças que podem ocorrer na mesma.

Membros do Comitê transfusional do Hospital Santa isabel:

Instituído em: Agosto de 2010 

No dia 14/06/2004 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a RDC Nº. 153, que determina o Regulamento Técnico para Procedimentos Hemoterápicos no País. A Resolução também estabelece que as instituições que mantêm atividades de hemoterapia devem constituir um Comitê Transfusional, composto por pessoal técnico, administrativo e auxiliar.

O Art. 8º. Parágrafo 1º da PM 1353, de 13/06/11, estabelece que o Comitê tem como função o monitoramento da prática hemoterápica nas instituições de assistência à saúde, incluindo atividade educacional e de hemovigilância e a elaboração de protocolos de atendimento de rotina hemoterápica.

Membros:

  • Dra. Karine Becker Gerent;
  • Dr. Delson Morilo Langaro;
  • Enfª. Fernanda Maria Sirtolli Stolf;
  • Dr. Maurício Corrêa;
  • Dr. Rodrigo Duarte Perez – Coordenador;
  • Dr. Itamar de Oliveira Vieira
  • Sr. Juliano Petters (Administração);
  • Enfª. Michele dos Santos Mariano.